Professores da rede pública e privada acima de 18 anos começaram a ser vacinados contra a Covid-19 neste sábado (12), em São Carlos (SP). Junto com a primeira dose, um sentimento se mistura: o da esperança.
Em meio à suspensão do ensino presencial, a adaptação para o remoto e a conciliação no híbrido, os professores, crianças e jovens estão passando por dificuldades diárias no aprendizado.
Para os profissionais da educação, a única solução possível para trazer um retorno seguro seria a imunização. E chegou. Após meses de espera, toda a classe será vacinada.
“Muito feliz, muito esperançosa, com muita vontade de trabalhar ainda mais agora presencialmente. Um pouco aliviada, agora temos que esperar a segunda dose. Acho que nós, as crianças principalmente que estão sofrendo os efeitos da pandemia, ficamos todos preocupados”, contou a professora Daiane Lopes de Godoi, de 38 anos.
A educadora Juliana Lima Moreno, de 39 anos, descreveu um dos momentos mais importantes de sua vida em uma palavra: emoção.
“Diante dessa pandemia, o medo e a insegurança, hoje estou um pouco mais aliviada e bem feliz. Tem sido bem complicado, estamos trabalhando agora com o ensino híbrido, então tem crianças em sala, crianças em casa, tem sido bem inseguro. Os cuidados continuam e agora aguardo ansiosa pela segunda dose”.
Todos esses sentimentos também são compartilhados pela professora da educação básica infantil Natalia Mendonça, de 36 anos, que reforçou a importância de continuar com os cuidados necessários.
“O sentimento é de gratidão, de esperança para que todos tomem e do retorno das aulas com meus alunos, que é o mais importante neste momento devido as coisas que estamos vendo, as famílias necessitando, então é só gratidão. Vou continuar me cuidando, usando máscaras, álcool em gel, distanciamento e aguardar a segunda dose que vem em setembro, se Deus quiser.”
Imunização para novo público
Os profissionais da educação de 18 a 44 anos entraram neste sábado (12) no grupo prioritário para a imunização contra a Covid-19 em São Carlos.
A partir de segunda-feira (14), a imunização continua nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Cidade Aracy, Azulville, Redenção, Santa Felícia e Vila São José, das 9h às 15h, e nos postos volantes da FESC e do Luisão, das 9h às 13h. Quem faz parte do Programa de Saúde de Família deve agendar a vacina na Unidade de Saúde da Família (USF) que possui cadastro.