O Governo do Estado de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (14) o calendário vacinal contra a Covid-19 para idosos de 60 a 64 anos. Ao todo, mais de 2,24 milhões de pessoas passam a integrar os públicos do Plano Estadual de Imunização (PEI).
Atualmente, estão sendo vacinados idosos de 67 anos. Na próxima semana, mais precisamente no dia 21 de abril, o governo estadual inicia a vacinação na população de 65 e 66 anos.
Para a próxima faixa etária, de 63 e 64 anos, o início da imunização deve acontecer no dia 29 de abril. Nesta faixa etária são contabilizados 840 mil idosos no estado.
Já para os idosos de 60, 61 e 62 anos, a expectativa é de que sejam imunizados a partir de 6 de maio. Esse é o maior público e chega assomar 1,4 milhão de pessoas, segundo o governo estadual.
“Todas as pessoas que já completaram seu esquema vacinal, com duas doses, dentro do prazo de 21 a 28 dias, receberam a vacina do Butantan”, disse em coletiva a coordenadora do Plano Estadual de Imunização (PEI), Regiane de Paula.
Estudantes e docentes da saúde da UFSCar começam a ser imunizados contra Covid-19
Prefeitura convoca faltosos para tomar a segunda dose da vacina
Doses utilizadas
De acordo com o governador de SP, João Doria, neste primeiro momento serão utilizadas as doses da vacina de Oxford, produzidas pela Fiocruz. No entanto, está prevista a chegada de 3 mil litros de IFA no dia 19 de abril, matéria-prima que vai permitir a produção de 5 milhões de doses da CoronaVac.
“A vacinação dependerá da entrega da vacina Astrazeneca da Fiocruz. A Fiocruz informou o Governo do Estado de SP, os governadores e o Ministério da Saúde sobre a entrega da vacina. Essas pessoas nessas faixas etárias serão vacinadas majoritariamente com a vacina da Fiocruz, mas também com a vacina do Butantan”, afirmou o Governador.
Todas as pessoas que integram os públicos da campanha podem acessar o site Vacina Já ( vacinaja.sp.gov.br ) para confirmar o pré-cadastro. O preenchimento do formulário leva de um a três minutos e economiza até 90% do tempo de atendimento nos postos de vacinação. O pré-cadastro não é obrigatório, mas facilita o trabalho dos profissionais da saúde e beneficia a população atendida.
O pré-cadastro da vacina também pode ser feito pelo aplicativo WhatsApp. Para preencher o formulário por meio do aplicativo, é necessário mandar uma mensagem para o número: (11) 95220-2923.