- Publicidade -
vacinasEstudantes e docentes da saúde da UFSCar começam a ser imunizados contra Covid-19

Estudantes e docentes da saúde da UFSCar começam a ser imunizados contra Covid-19

Vacinação é um pré-requisito para que eles voltem a atuar em unidades de saúde; prefeitura informou que os estágios continuam suspensos até segunda ordem

- Publicidade -

(Foto: Prefeitura)

- Publicidade -

Nesta terça-feira (13), 121 estudantes e professores da área da saúde da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) foram imunizados contra a Covid-19. A vacinação é um pré-requisito para viabilizar o retorno de estágios em unidades de saúde de São Carlos (SP). 

Segundo a vice-reitora da UFSCar e presidente do comitê gestor da pandemia, Maria Jesus Dutra dos Reis, os alunos que tomaram a primeira dose do imunizante já estão realizando estágios ou vão começar até o dia 5 de maio. 

Essas atividades práticas acontecem no Hospital Universitário, na Unidade Saúde Escola da universidade e na Santa Casa. No entanto, a vice-reitora explica que, para a retomada dos estágios em atenção básica, falta ainda autorização da Secretaria Municipal de Saúde do município. 

“É importante destacar que o retorno das atividades desses estágios depende da aprovação dos planos de contingencias que estão sendo enviados pelos departamentos de coordenação dos cursos para o Núcleo Executivo de Vigilância em Saúde (Nevis), que foi criado no contexto do projeto Vencendo a Covid-19 da UFSCar, e principalmente da autorização da Secretaria Municipal de Saúde para retomada dos estágios nas unidades de atenção básica. Essas atividades estão suspensas desde dezembro de 2020”, explicou Maria Jesus.

A imunização dos alunos estagiários atende às normas dos planos nacional e municipal e traz segurança ao retorno das atividades práticas, algo que é importante não só aos alunos, como à própria rede de saúde do município, diante da falta de profissionais vivida pela região. 

- Publicidade -

De acordo com a vice reitora da UFSCar, Maria Jesus Dutra dos Reis, até o início de maio mais alunos vão retomar para suas atividades cotidianas nessas unidades. No entanto, ainda não é possível pensar num cronograma sem a definição e a autorização do município. 

“É importante destacar que a retomada dos estágios em alguns setores também depende da autorização da Secretaria Municipal de Saúde, portanto a gente não pode definir um cronograma dos estágios que serão realizados ou estão previstos para serem realizados na rede municipal. Vai depender da organização, do interesse e da estrutura possível da rede”, comentou.  

Veja mais:  

COVID-19: São Carlos registra mais 4 mortes e 144 novos casos 

466 pessoas estão com a segunda dose da vacina contra Covid atrasada em São Carlos

Instalação do novo CME do HU-UFSCar. Foto: Marilia Corbini

Problema antigo e recorrente
A aluna do curso de medicina da UFSCar, Natalia Gardin, explica que os estudantes há vários meses tentam retomar os atendimentos nas unidades de saúde municipais. Eles acreditam que podem auxiliar bastante os profissionais neste momento de necessidade de mão de obra. 

“Nós esperamos até o início de abril e há pouquíssimos dias recebemos a notícia de que esse órgão já estava efetivamente funcionando e recebendo os planos, e enquanto isso estamos vendo a pandemia em São Carlos cada vez pior, a gente está vendo a atenção básica não conseguindo atender a demanda reprimida dos pacientes com hipertensão, diabetes e outras doenças crônicas, e a medicina parada do primeiro até o quarto ano”, comentou.

Na última segunda-feira (12), foi realizada uma audiência pública solicitada pelo vereador Elton Carvalho, que é servidor da área da saúde do município e tentar cobrar uma solução rápida para a situação. Na ocasião, participaram também representantes da Secretaria da Saúde, do departamento de medicina e da reitoria da universidade. 

Veja mais notícias de São Carlos e região

Retorno municipal
A prefeitura confirmou a imunização contra a Covid-19 de 121 alunos dos cursos de medicina, enfermaria, terapia ocupacional e da fisioterapia que já tem contratos de estágio no Hospital Universitário, na Santa Casa de São Carlos e em instituições de longa permanência de idosos.

No entanto, a administração ressaltou que os estágios em unidades de saúde do município ainda permanecem suspensos e não há data prevista para o retorno dessas atividades.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -