A Secretaria Municipal de Saúde de Ibaté informa que a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 ao grupo de pessoas com 41 anos completos terá início nesta quinta-feira (1). A vacinação acontecerá nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Jardim Cruzado e Jardim Icaraí, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.
A secretária municipal de Saúde, Elaine Breanza Sartorelli, ressalta que as pessoas contempladas nas etapas anteriores do Plano Estadual de Imunização (PEI), que ainda não foram vacinadas, também poderão procurar um dos pontos de vacinação na cidade. “Todas as pessoas que ainda não receberam a primeira dose, devem se dirigir a uma das UBSs para se imunizar”, afirmou.
Ela lembra que as gestantes e puérperas que já tomaram a primeira dose, devem observar a data da segunda dose para se imunizar. “Solicitamos às gestantes e puérperas, cujo o prazo para a segunda dose já expirou, para que também procurem um dos pontos de vacinação”, orienta Elaine.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Ibaté, Paula Salezzi Fiorani, conta que aqueles que forem tomar a primeira dose [41 anos ou mais] devem se atentar aos requisitos. “É obrigatória, além do comprovante de residência atualizado, a apresentação do CPF e de um documento com foto. Na maioria das vezes, o número do CPF está impresso no documento de identidade, porém, alguns não têm. Os que não tiverem é necessária a apresentação do CPF”, orienta.
A Prefeitura da cidade pede o pré-cadastramento no Vacina Já. “As pessoas que estiverem aptas à imunização contra a Covid-19, poderão realizar o registro online, que garante mais facilidade e rapidez na hora da aplicação da primeira dose. Esse ato economiza 90% no tempo de atendimento individual nos pontos de vacinação”, explica ela.
Segundo levantamento, o preenchimento dos dados no site “Vacina Já” demora de um a três minutos apenas. Já no atendimento presencial, a coleta de informações leva cerca de 10 minutos. “O pré-cadastro não é obrigatório e também não é um agendamento, mas contribui para evitar aglomerações
nos pontos de vacinação. O registro dos dados no Vacina Já é gratuito, seguro e totalmente confidencial”, ressalta a coordenadora.
Importante lembrar que as pessoas que irão se vacinar, caso queiram, podem fazer a doação de um quilo de alimento não perecível e participar da campanha Vacina Contra a Fome.