A Secretaria de Saúde de São Carlos (SP) deve iniciar a vacinação contra Covid-19 em idosos de 68 anos a partir de segunda-feira (5). A expectativa é vacinar 1.904 pessoas.
Os demais grupos também continuam sendo imunizados, tanto com a primeira dose como aqueles que já podem receber a segunda e última dose – é necessário verificar a data agendada no cartão de vacinação -.
No ato da imunização, é necessário que a pessoa apresente documento oficial com foto e CPF e, no caso dos idosos que agora receberão a segunda dose, devem levar também o cartão de vacinação. O idoso também deve preencher anteriormente o cadastro local disponível no site do Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus e levar impresso. Quem não tiver como imprimir e for preencher o formulário no local, deve levar a própria caneta.
Quanto aos idosos acamados, o familiar ou responsável deve informar a condição de mobilidade no posto de saúde de referência. Com isso, a vacinação em domicílio será agendada pelos servidores da unidade.
São Carlos já vacinou 5,1 mil idosos de 69 a 71 anos contra Covid-19
Em duas semanas, total de vacinados em São Carlos salta 70%
Locais de vacinação
De acordo com o Departamento de Gestão e Cuidado Ambulatorial (DGCA), os idosos devem procurar para receber tanto a primeira como a segunda dose, os postos volantes que funcionam das 9h às 14h na modalidade drive thru, montados na FESC I, na Vila Nery e no Estádio Municipal Prof. Luís Augusto de Oliveira “Luisão”, na Vila Prado.
Porém, o imunizante também será aplicado nas seguintes unidades: UBS Aracy, UBS Vila Isabel, UBS Azulville, UBS Redenção, UBS Botafogo, UBS São José, UBS Fagá e UBS Santa Felícia. Nas unidades fixas o horário é das 9h às 13h.
Já os idosos que são cadastrados no Programa de Saúde da Família devem procurar diretamente a USF na qual já fazem acompanhamento.
Profissionais de saúde
Também continua a vacinação da segunda dose da vacina nos profissionais de saúde. O profissional pode procurar, de acordo com a data agendada em seu cartão de imunização, das 14h às 16h, as mesmas unidades fixas de vacinação dos idosos.
Para isto, é necessário levar o próprio cartão de vacinação que comprova a data indicada de imunização, documento oficial com foto e CPF. 810 profissionais ainda precisam ser imunizados com a segunda dose.