A campanha de vacinação contra a Covid-19 para crianças está ganhando forma na região de São Carlos (SP) nesta semana. A maioria das cidades segue aplicando as doses pediátricas de Pfizer adquiridas pelo Ministério da Saúde.
Essa vacina é a única liberada até o momento para a campanha de imunização nesta faixa etária no país. A aprovação foi feita pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no dia 16 de dezembro e a avaliação levou 21 dias, descontados os 14 dias que o laboratório utilizou para responder exigências técnicas.
Segundo a agência, a vacina para crianças tem dosagem e composição diferentes da utilizada para os maiores de 12 anos. A formação será aplicada em duas doses de 0,2 mL (equivalente a 10 microgramas), com pelo menos 21 dias de intervalo entre as doses. Para adultos, a dosagem é de 0,3 mL.
Diferente da conhecida roxinha que está sendo usada em adultos, a tampa do frasco da dose pediátrica veio na cor laranja para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e também pelos pais, mães e cuidadores que levarem as crianças para imunização.
A vacina pediátrica também tem esquema de conservação diferente, já que pode ficar por 10 semanas em temperatura de 2ºC a 8ºC.
Cuidados
A Anvisa também elaborou uma série de orientações para aplicação das vacinas pediátricas. Entre elas estão: espaço exclusivo para vacinação contra Covid apenas em crianças; evitar postos drive-thru para imunização infantil; permanência no local de vacinação por, pelo menos, 20 minutos após aplicação do imunizante.