O plantão de vacinação contra Covid-19 de profissionais de saúde que aconteceu neste sábado (6), das 8h às 17h, gerou grande movimentação nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Santa Felícia, Botafogo, São José e Vila Izabel, em São Carlos (SP).
Entre os profissionais vacinados, a sensação era de extrema alegria. Para a psicóloga Daiane Almeida, a vacinação para outros profissionais foi um ato de reconhecimento.
“Acho que todo mundo abraçou porque a gente sabe que estamos trabalhando em área de risco. Estamos em uma pandemia e todo mundo está tendo essa sensibilidade de entender que afeta a todos nós. Estou muito feliz”, disse.
A auxiliar bucal Ana Luisa dos Santos Silva não esperava que fosse receber sua primeira dose tão rapidamente, mas agora torce para que a vacinação seja rápida para toda a população.
“É uma satisfação grande. Espero que isso aconteça para todo mundo logo e que dê tudo certo para todos. Imaginei que ia demorar um pouco mais, mas graças a Deus foi amis rápido do que eu esperava e espero que seja ainda mais para todo mundo”, comentou.
A vacinação em outros profissionais de saúde do município continua na segunda-feira (8), paralelamente aos idosos acima de 80 anos. A expectativa é de que até a próxima quinta-feira (11) todos os 9,5 mil profissionais cadastrados recebam a primeira dose do imunizante.
VEJA MAIS NOTÍCIAS SOBRE A COVID-19 AQUI
Plantão específico
Neste dia, vão ser vacinados profissionais em atividade em ambulatórios, consultórios, clínicas, laboratórios e farmácias. No entanto, a vacinação continua na semana que vem, paralelamente a imunização dos idosos.
Entre as classes permitidas estão médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biomédicos, farmacêuticos, técnicos e auxiliares de farmácia, odontólogos, técnicos e auxiliares de saúde bucal, fonoaudiólogos, psicólogos e técnicos em laboratórios de análises clínicas que realizam coleta e sorologia dos exames para diagnóstico da Covid.
Os profissionais devem comprovar sua categoria profissionais mediante apresentação de documentos específicos e do termo de consentimento elaborado pelo Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus. Também será necessário apresentar documento original com foto, como RG, passaporte, carteira de habilitação, documento de classe e CPF.