A vacinação nesta segunda-feira (6) tem sido de reclamações do agendamento, recusas de atendimento e informações desencontradas nos diferentes postos da cidade. Em alguns locais há recusa de aplicação para quem não efetuou agendamento, contrariando orientação da Prefeitura.
Entre os locais que aplicam a vacina só para agendados na manhã de hoje estão os postos volantes da Fesc e Shopping Iguatemi, onde agentes de trânsito estão orientando o agendamento prévio. Na Unidade Básica de Saúde (USB) do São José trabalha no mesmo esquema, com previsão de liberar a vacina para não agendados depois das 13h.
Além dos problemas nas filas, o sistema de agendamento eletrônico tem gerado dúvidas entre os usuários. Ricardo Dias teve problemas no agendamento da imunização da filha dele de 13 anos. Após o preenchimento do cadastro, o site não confirmou o horário para o atendimento. O mesmo erro ocorreu em segunda tentativa. No posto de saúde do bairro São José descobriu que tinha dois agendamentos.
“O sistema gera agendamento praticamente automático e não vem e-mail de confirmação. Ou seja, as pessoas nem sabem se estão agendadas”.
Em entrevista à CBN São Carlos, a chefe das Unidades Básicas de Saúde, Denise Gualtieri, afirmou que quem não tem agendamento pode procurar qualquer posto de vacinação para receber a dose. “Assim que tiver um intervalo entre os agendados é possível fazer a vacinação”.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde afirmou entender que a prioridade e para quem fez agendamento, “mas continuará vacinando todos que procurarem as unidades” nos primeiros dias de sistema.
“A SMS reforça a importância do agendamento para evitar filas, por isso já solicitou ao Departamento de Tecnologia de Informação ajustes no sistema para que não ocorram instabilidades e todos possam acessar, sem problemas, o link”, afirma.
Sem agenda a partir de quarta
Patrícia Lazzarini tem enfrentado problemas no agendamento desde sexta-feira (3). Com a data da segunda dose chegando, não consegue agendar a imunização para quarta-feira (8).
“O dia que eu preciso não está disponível e consequentemente não tem horário e como marcar a segunda dose”, lamenta.
Segundo a Prefeitura, o agendamento está disponível por ora para o plantão especial do feriado da Independência. Não há ainda definição da liberação a partir de quarta.