- Publicidade -
vacinasPrefeitura convoca faltosos para tomar a segunda dose da vacina

Prefeitura convoca faltosos para tomar a segunda dose da vacina

Com 466 faltosos até segunda-feira (12), Vigilância em Saúde de São Carlos reitera a importância de se completar a imunização

- Publicidade -

Vacinação contra a Covid-19 em São Carlos. Foto: CBN São Carlos

Com 466 faltosos que não compareceram à aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid até a segunda-feira (12), a Secretaria de Saúde de São Carlos pede para que os imunizados em primeira dose fiquem atentos à data do reforço.

- Publicidade -

Segundo a prefeitura da cidade, as equipes de vacinação têm realizado busca ativa dos faltosos na tentativa de reduzir o número de pessoas que não completaram a imunização. Dos faltosos, 262 eram para ter tomado a segunda dose em março, 145 em fevereiro e 59 em janeiro.

A diretora da Vigilância em Saúde, Crislaine Mestre, afirmou que as pessoas que estão com a segunda dose atrasada precisam comparecer rapidamente para terminar a imunização.

“Aqueles que não tomaram a segunda dose seja da Coronavac ou da Astrazeneca, mesmo que passado esse período de agendamento, devem comparecer às unidades para receber a segunda dose da vacina”, aconselha.

A gestora explica que quem tomou somente a primeira dose, seja Coronavac ou Astrazeneca/Oxford, não tem a imunização na eficácia máxima contra a Covid-19.

“O fato é que recebendo somente a primeira dose o nosso organismo ainda não apresenta anticorpos necessários para combater o vírus e isso leva a possibilidade de eles contraírem a doença durante o intervalo das doses”, relata.

- Publicidade -

Crislaine afirma que a vacina não impede que o imunizado contraia o vírus, mas inibe as formas mais graves da doença que podem evoluir para a morte. Mesmo com a imunização completa, é importante que os vacinados continuem a seguir o protocolo de higiene.

“Mantenham todos os cuidados como o uso de máscara, higienização das mãos com água e sabão quando possível, com álcool em gel. Manter o distanciamento é de extrema importância e também evitar as aglomerações para que possamos todos juntos diminuir a circulação do vírus, diminuir o número de casos e consequentemente as internações e óbitos de nosso município”, reitera.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -