As primeiras doses da vacina contra o coronavírus chegaram a São Carlos (SP) às 12h desta quinta-feira (21). Um caminhão carregado com as 3.960 doses foi descarregado na sede da Vigilância Epidemiológica (Vigep). Outras cidades da região também já receberam os imunizantes.
Com a chegada das vacinas, São Carlos fará a apresentação do plano de imunização. Uma coletiva de imprensa havia sido marcada para quinta-feira (21), às 9h, para divulgação dos detalhes, mas precisou ser cancelada porque a vacina, que estava prevista para chegar na quarta-feira (20), acabou atrasando. A expectativa é de que as primeiras doses sejam aplicadas ainda hoje, de forma simbólica.
“Emociona demais. Foram dias, noites com a equipe de linha de frente, perdemos pessoas e o Brasil todo chora, mas apareceu essa esperança para nós. Tenho certeza que vamos vencer, precisamos da contribuição de todos. Emociona muito porque sei o que essa equipe passa. Tomara Deus que essa vacina nos proteja e nos dê um novo norte para recomeçar a vida comais segurança”, comentou Marcos Palermo, secretário de Saúde.
O Batalhão de Choque da Polícia Militar está fazendo a escolta das doses das vacinas. O veículo que carrega os primeiros imunizantes é do tipo frigorífico, adequado para transportar a Coronavac, que necessita de refrigeração entre 2°C e 8°C.
O policiamento foi reforçado na rua Conde do Pinhal, entre as ruas São Joaquim e Dona Alexandrina, desde quarta-feira (20). Agentes da Guarda Civil Municipal fazem a vigilância “in loco”, com o apoio de monitoramento por câmeras, de acordo com o secretário municipal de Segurança Pública, Samir Gardini.
“Nós fizemos um estudo sobre a parte tecnológica do prédio, com a revisão dos alarmes, dos sensores de presença, além de reforço de câmeras que estão ligadas na Guarda Municipal. Em parceria com a UFSCar, obtivemos um sensor de temperatura para monitoramento em tempo real da câmara que vai armazenar a vacina. Qualquer alteração teremos informações em tempo real”, explica.
De acordo com o secretário, novas câmeras de monitoramento foram instaladas no prédio. Por motivos de segurança o número de equipamentos utilizados não foi revelado.
O itinerário da Coronavac até São Carlos incluiu algumas “escalas” em cidades da região. Na tarde de quarta-feira (20), o veículo passou por Araraquara, onde foram descarregadas 4.080 doses que serão usadas no município. Na sequência, foi realizado um descarregamento no Departamento Regional de Saúde (DRS) dos 1.100 imunizantes destinados aos municípios com menos de 30 mil habitantes.