Centenas de profissionais da educação estão sendo imunizados contra a Covid-19 neste sábado (10), em São Carlos (SP). A nova etapa faz parte do cronograma de vacinação do governo do estado de São Paulo.
A primeira dose do imunizante está sendo aplicada nos dois postos volantes em sistema drive-thru da cidade: no Estádio do Luisão, com estimativa de 600 doses, e na Fundação Educacional de São Carlos (Fesc I), com expectativa de 400.
Nesta etapa, a imunização atende apenas profissionais da educação acima de 47 anos e que atuem comprovadamente nas redes municipais, estaduais ou privadas.
Nos dois postos, as filas estavam grandes, mas com organização, orientação do trânsito e garantia de doses para todos. A expectativa é de que 1.950 profissionais sejam imunizados até a semana que vem. “É uma tendência toda vez que muda a faixa etária, mesmo também para os idosos, um aumento da procura logo no primeiro dia e nos demais dias isso acaba sendo bem mais tranquilo. As pessoas podem ficar tranquilas porque serão todas vacinadas”, salientou Denise Gualtieri, chefe de seção de apoio das UBSs.
Região inicia vacinação contra Covid-19 em profissionais da educação
Estado faz parceria com o WhatsApp para pré-cadastro de vacinação
Comemoração
Muitos profissionais comemoraram com sensação e tranquilidade ao serem imunizados com a primeira dose. Entre eles, está a professora de educação infantil Maria Isabel Peres Fernandes.
“Estou muito feliz. É uma tranquilidade para você conseguir voltar a trabalhar, ter a segurança da vacina. A vacina vai abrir um campo para uma possível volta, pelo menos os professores estando vacinados, acredito que seja uma segurança maior para todos”, disse.
Para o diretor administrativo Edson Roberto Fernandes, a vacinação para esse público poderia ser mais tardia, mas mesmo assim ele encarou o momento com felicidade e gratidão.
“Em minha consciência, eu imaginava que podia ser depois porque eu não tinha pressa e queria que dessem até prioridade para outras pessoas, mas como estamos em uma área que a gente está se expondo e trabalhando, a gente se sente de fato muito seguro. Nós estando vacinados ficamos muito mais tranquilos podendo trabalhar”, comentou.
A dirigente regional de ensino da região de São Carlos, Debora Gonzales Costa Blanco, definiu o início da imunização como um momento de extrema conquista para a categoria.
“Hoje é um dia histórico para nós porque conseguimos entrar no grupo prioritário a partir dos 47 anos, nessa primeira fase, e estamos aqui vacinando nossos professores que estão na linha de frente, que estão trabalhando nas escolas e em uma função tão importante que é a educação das crianças e dos jovens. Estamos aqui concretizando uma coisa que foi muito desejada por todos nos da educação, que é a prioridade da vacina”, declarou.
Total de mortes em São Carlos chega ao maior nível de série histórica
São Carlos está na 299ª posição em ranking que mede “taxa de uso” de vacinas
Continuidade
A vacinação continua na próxima semana. A partir de segunda-feira (12), além dos postos volantes, os profissionais da educação também podem procurar, das 13h às 16h, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs): do Santa Felícia, com extensão na E.E. Attilia Prado Margarido; da Vila São José, com extensão na E.E. Andrelino Vieira; da Redenção, com extensão na EMEB Carmine Botta; do Azulville e do Cidade Aracy.
Os profissionais da educação devem fazer o cadastro no site Vacina Já, com número do CPF, nome completo e e-mail. Em seguida, receberão um link no e-mail indicado e será necessário validá-lo para dar continuidade ao cadastro.
No passo seguinte, o profissional da educação deve confirmar os dados pessoais e apontar nome da escola, rede de ensino, município e cargo ocupado. Também será necessário anexar os holerites dos meses de fevereiro e março.
Na sequência, o cadastro passará por um processo de análise e, se validado, o profissional receberá em seu e-mail o comprovante Vacina Já Educação e este documento terá um QRCode para verificação de autenticidade.
No momento da vacinação, o profissional da educação deverá apresentar o comprovante impresso do Vacinaja Educação, além de RG e CPF para conferência dos dados pelo profissional de saúde. Caso o usuário não apresente o comprovante Vacina Já Educação ou o seu número de CPF não conste no comprovante apresentado, ele não poderá ser imunizado.