- Publicidade -
vacinasProfissionais do Samu começam a ser vacinados contra Covid-19

Profissionais do Samu começam a ser vacinados contra Covid-19

Segundo cronograma da prefeitura, até amanhã (26) outras equipes devem ser vacinadas; ainda não há previsão de recebimento de novas doses

- Publicidade -

Profissionais do Samu começam a ser vacinados contra Covid-19. Foto: Divulgação/Prefeitura

Os departamentos de Vigilância em Saúde e Epidemiológica iniciaram nesta segunda-feira (25) a vacinação dos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) das bases de São Carlos (SP) e do distrito de Santa Eudóxia.  

As 3.960 doses de CoronaVac foram entregues pelo Governo do Estado na última quinta-feira (21). Desde então, 863 profissionais da linha de frente de atendimento a pacientes suspeitos ou confirmados de Covid-19.  

- Publicidade -

De acordo com o cronograma de vacinação do município, a vacinação no Samu continua nesta segunda-feira e todos os profissionais devem ser vacinados até terça-feira (26). A imunização está sendo realizada de acordo com a equipe de plantão.  

Os profissionais considerados como linha de frente para a prefeitura devem ser vacinados até 28 de janeiro. Confira o cronograma completo clicando aqui

Profissionais vacinados
Inicialmente e marcando o início da imunização, foram vacinados seis profissionais escolhidos pelas instituições na qual trabalham. No mesmo dia também foram vacinados os profissionais da Santa Casa, Hospital Universitário e Unimed. (Veja o vídeo clicando aqui)  

No sábado (23) os enfermeiros, auxiliares, técnicos e médicos que atendem no Centro de Triagem de Síndrome Gripal em funcionamento no Ginásio Milton Olaio Filho também foram imunizados. A unidade atende exclusivamente pacientes com síndrome gripal no SUS (Sistema Único de Saúde), porém não é referenciado, atendendo também a demanda espontânea.  

Amostras para exame do tipo PCR também são coletadas no local. Aproximadamente 150 pessoas são atendidas por dia na unidade. O local também conta com salas de estabilização, porém os casos moderados e graves são encaminhados ou para a Santa Casa ou para o Hospital Universitário.   

- Publicidade -

Imunização contra Covid-19 começou na quinta-feira (21). Foto: Divulgação/Prefeitura

Próximos passos
De acordo com Crislaine Mestre, diretora de Vigilância em Saúde da Prefeitura, a programação continua tanto nos hospitais, como nas unidades de urgência e emergência (UPAS), nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas Unidades de Saúde da Família (USFs).  

“Vamos vacinar 3.960 pessoas, já que a segunda dose desses profissionais foi garantida pelo Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo. Cabe esclarecer que todos os trabalhadores da saúde serão imunizados, entretanto a ampliação desse público será gradativa, conforme a disponibilidade de vacinas”, explica a diretora.  

No dia 11 de fevereiro a diretoria de Vigilância em Saúde deve iniciar a vacinação da segunda dose da Coronavac nos profissionais atendidos desde 21 de janeiro. “A nossa intenção é fazer a segunda dose e já iniciar a vacinação dos demais grupos, mas claro que para isso precisamos receber mais lotes da vacina”, finaliza Crislaine Mestre.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -