São Paulo divulgou nesta sexta-feira (9) o ranking das cidades que mais aplicaram doses do total de vacinas distribuídas no estado contra a Covid-19. Ribeirão Bonito está entre as dez cidades que mais vacinaram proporcionalmente à quantidade de doses enviadas. Acompanhe ao vivo a coletiva de imprensa em São Paulo.
Na nona posição, o município aplicou 102,57% das doses enviadas. A cidade líder do ranking é Santa Cruz da Conceição, com 111,38%.
Segundo o governo do Estado, as primeiras cidades do ranking têm percentual de doses aplicadas superior ao número de vacinas distribuídas. Essa variação tem relação com o aproveitamento dos frascos do imunizante. No início da campanha, o frasco da CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, armazenava quantidade pouco maior ao do recipiente usado atualmente.
A ferramenta digital, desenvolvida em uma parceria entre as secretarias estaduais de Comunicação, Saúde, Desenvolvimento Regional e a Prodesp, permite a qualquer pessoa acompanhar em tempo real o número de vacinados.
A ferramenta está disponível no site do Vacinômetro do Governo de São Paulo (www.vacinaja.sp.gov.br/vacinometro), no botão “Ranking de Aplicação das Doses Distribuídas”. O Vacinômetro é alimentado diretamente com as informações do Vacivida, plataforma digital integrada para monitorar toda a campanha de vacinação contra a Covid-19 no Estado.
As informações são atualizadas diariamente, com base nos números alimentados pelos municípios. Apenas a cidade de Serrana foi excluída deste ranking devido o Projeto S, que contempla a aplicação e distribuição de doses fora do âmbito do PEI (Plano Estadual de Imunização).
O Instituto Butantan identificou que, em vez das 10 doses previstas aprovadas na autorização de uso emergencial emitida pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e na bula, do frasco anterior poderiam ser aspiradas 11 ou 12 doses, situação que foi detectada em 92,8% dos lotes. Por isso, o número de doses aplicadas por alguns municípios é maior ao de vacinas distribuídas, levando em conta a média de 10 doses aspiradas por frasco.
Veja abaixo as 10 primeiras cidades no ranking que mais doses aplicaram sobre o total de vacinas distribuídas no Estado de São Paulo:
1 Santa Cruz da Conceição (111,38%)
2 Flora Rica (107,87%)
3 Pedrinhas Paulista (106,67%)
4 Ribeirão dos Índios (105,28%)
5 Mesópolis (105,12%)
6 Piquerobi (103,53%)
7 Ouroeste (103,20%)
8 Cruzalia (102,66%)
9 Ribeirão Bonito (102,57%)
10 Duartina (102,40%)