- Publicidade -
vacinasSão Carlos calcula em 21 mil o número crianças que receberão a vacina da Covid

São Carlos calcula em 21 mil o número crianças que receberão a vacina da Covid

Início da campanha depende de liberação das doses que já chegaram ao Brasil; escolas estaduais servirão de postos de imunização

- Publicidade -

Vacina da Pfizer é liberada para crianças de 5 a 11 anos - Foto: Paul Hennessy/SOPA Imagens/Sipa USA
Vacina da Pfizer é liberada para crianças de 5 a 11 anos – Foto: Paul Hennessy/SOPA Imagens/Sipa USA

Apesar da entrega do primeiro lote de vacinas infantis contra a Covid-19 ao Ministério da Saúde, São Carlos ainda não possui previsão de recebimento das primeiras doses para iniciar a campanha de imunização local. O início da campanha depende da liberação de doses para o Estado, que por sua vez repassará aos municípios paulistas.

O município estima em 21 mil o número de crianças de 5 a 11 anos de idade, público-alvo da nova fase da imunização.

- Publicidade -

A primeira remessa entregue pela fabricante Pfizer chegou desembarcou no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), às 4h45 da manhã desta quinta (13). São 1,2 milhão de doses, das quais, 248,7 mil ficarão como quota do Estado de São Paulo, segundo o Ministério da Saúde. Esse montante deverá ser repartido entre os 645 municípios paulistas.

O que se sabe até agora da campanha de imunização em São Carlos é que escolas estaduais serão utilizadas como postos de vacinação para as crianças. A informação foi divulgada em coletiva de imprensa do governo paulista no dia 5. Na ocasião, secretário da Educação, Rossieli Soares, explicou que a pasta fechou parceria com as Secretarias Municipais de Saúde para realizar a ação.

Nas contas da Prefeitura, há 15 mil crianças entre 5 e 9 anos e outras 6 mil entre 10 e 11 anos no município. Seriam necessárias 42 mil doses para realizar as duas fases da imunização. O intervalo entre as doses é de oito semanas. Os pais já podem fazer o pré-cadastro no site Vacina Já.

A vacinação será iniciada tão logo o Ministério da Saúde libere as doses para os estados. A diretriz é iniciar pelas crianças com comorbidades, deficiência permanente, quilombolas e indígenas. A partir daí, o conhecido critério de ordem decrescente já usado entre os adultos será aplicado entre os menores.

Atualmente, somente a vacina desenvolvida pela Pfizer/BioNTech pode ser utilizada em crianças no país. O imunizante usa a mesma tecnologia da fórmula para adultos, a do RNA mensageiro, e ajuda a gerar imunidade contra o Sars-CoV-2. Porém, a composição e dosagem é diferente. O frasco do novo imunizante é de cor laranja, ara facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e também pelos pais, mães e cuidadores que levarão as crianças para serem vacinadas, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A vacina também tem esquema de conservação diferente, já que pode ficar por 10 semanas em temperatura de 2°C a 8°C. 
 
Coronavac para crianças
Em meio à preparação da imunização da Covid para crianças, avançam os debates para a liberação da Coronavac para o público infantil. Está programada para hoje uma reunião entre a Anvisa e Instituto Butantan sobre a aplicação do imunizante sino-brasileiro em crianças de 3 a 11 anos. O governador João Doria afirmou em coletiva ontem (12) que são grandes as chances de aprovação do imunizante já na próxima semana.

- Publicidade -

A Coronavac já é utilizada no Chile. Cerca de 1,4 milhão de chilenos entre 3 e 17 anos utilizaram o imunizante “em segurança”. O fármaco tem a eficácia e segurança garantidas por estudo desenvolvido pela Universitária Católica do Chile.

- Publicidade -
Bruno Moraes
Bruno Moraeshttps://www.acidadeon.com/saocarlos/
Bruno Moraes é repórter do acidade on desde 2020, onde faz a cobertura política e econômica. É autor do livro “Jornalismo em Tempos de Ditadura”, pela Paco Editorial.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -