- Publicidade -
vacinasSão Carlos inicia aplicação da 4ª dose da vacina da Covid

São Carlos inicia aplicação da 4ª dose da vacina da Covid

Pessoas com alto grau de imunosupressão receberão nova dose do imunizante

- Publicidade -

Vacina da Pfizer (Foto: Myke Sena/MS)
Vacina da Pfizer (Foto: Myke Sena/MS)

O Departamento de Vigilância em Saúde já iniciou a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 em pessoas com 18 anos ou mais com alto grau de imunossupressão. Necessariamente este público deve estar com a terceira dose registrada há, pelo menos, quatro meses. 

A imunização está sendo realizada de segunda a sexta-feira no Ginásio Milton Olaio Filho, das 7h30 às 18h30, na Fundação Pró-Memória e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Maria Stella Fagá e do Santa Felícia, das 8h às 16h. 

- Publicidade -

Neste sábado (22) o plantão para adultos vai ser realizado no Ginásio Milton Olaio Filho, das 7h30 às 18h30, e nas UBSs do Cidade Aracy, Redenção, Vila São José, Maria Stella Fagá e do Santa Felícia, das 8h às 13h. 

No domingo (23) a vacinação ocorrerá somente no Ginásio Milton Olaio Filho, das 7h30 às 18h30. 

Entre os exemplos de pessoas com imunossupressão estão pacientes com o câncer em tratamento quimioterápico, pessoas com imunodeficiência primária grave, pessoas com HIV/AIDS, transplantados e pacientes em terapia renal (confira a lista abaixo). O objetivo da medida é aumentar a resposta imunológica dessas pessoas com menor atividade do sistema imunológico por causa de doenças existentes ou de determinados medicamentos de uso contínuo além disso, a medida considera o surgimento da variante Ômicron. 

Confira a lista completa:
I – Imunodeficiência primária grave;
II – Quimioterapia para câncer;
III – Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras;
IV – Pessoas vivendo com HIV/Aids;
V – Uso de corticóides em doses 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por 14 dias;
VI – Uso de drogas modificadoras da resposta imune – Metotrexato; Leflunomida; Micofenolato de mofetila; Azatiprina; Ciclofosfamida; Ciclosporina; Tacrolimus; 6-mercaptopurina; Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte, Secukinumabe, ustekinumabe); Inibidores da JAK (Tofacitinibe, baracitinibe e Upadacitinibe);
VII – Auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias;
VIII – Pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise);
IX – Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

- Publicidade -
Bruno Moraes
Bruno Moraeshttps://www.acidadeon.com/saocarlos/
Bruno Moraes é repórter do acidade on desde 2020, onde faz a cobertura política e econômica. É autor do livro “Jornalismo em Tempos de Ditadura”, pela Paco Editorial.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -