São Carlos (SP) terá apenas 39,6% das doses da vacina contra o coronavírus solicitadas. A informação foi confirmada nesta noite de terça-feira (19) pela Prefeitura.
Das 10 mil doses solicitadas, suficientes para imunizar 5 mil profissionais da área da saúde, 3.960 serão entregues entre quarta (20) e sexta-feira (22). De acordo com a diretora da Vigilância Epidemiológica (VE), Crislaine Mestre, a priori a ideia é usar as doses para vacinar o máximo possível de profissionais da linha de frente.
Segundo a Prefeitura, membros da Vigilância Epidemiológica se reunirão com o Grupo de Vigilância Epidemiológica de Araraquara (GVE) para decidir como serão destinadas as doses. O encontro virtual está previsto para acontecer nesta quarta-feira (20), às 10h. A nota técnica da vacina será apresentada aos componentes das diferentes cidades da região, que receberão 5,6 mil doses da Coronavac.
“Amanhã teremos mais detalhes do escalonamento de profissionais. A princípio, direcionaremos as primeiras doses aos profissionais que estão envolvidos na assistência dos pacientes com suspeita ou confirmados com Covid-19. Esse profissionais que estão em enfermarias ou unidades de terapia intensiva serão contemplados neste primeiro momento. Vamos receber a informação de quanto tempo vai ser o intervalo para a segunda dose, se serão 14 ou 28 dias.”, explica.
A diretora garantiu que São Carlos tem seringas e agulhas suficientes para iniciar a vacinação. Os insumos foram fornecidos pelo governo do Estado, mas há também compras feitas recentemente pela própria Prefeitura, que totalizam 17 mil unidades.
“Entre quarta e quinta feira (vamos receber a vacina). Pode acontecer das 7 às 18h e é o próprio governo quem envia para o município. Eles quem vão fazer o transporte”, frisa.
Segundo a Prefeitura, a ideia é que essas doses sejam destinadas, prioritariamente aos profissionais de saúde que trabalham em unidades de terapia intensiva (UTIs).