São Carlos (SP) vai seguir a orientação do Estado e suspendeu a vacinação contra a Covid-19 com a vacina da AstraZeneca/Fiocruz em gestantes com comorbidades. A imunização do grupo começou na segunda-feira (10).
O município havia adiantado em um dia a vacinação de grupos prioritários de pessoas com comorbidades ou deficiência permanente, síndrome de Down, grávidas e puérperas que estava prevista para hoje (11) no calendário estadual.
“Novas orientações serão comunicadas após pareceres técnicos do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde e da Anvisa”, afirma a nota.
Situação na região
Procurada, as prefeituras de Ibaté, Brotas e Dourado informaram a suspensão da vacinação de grávidas com a vacina da AstraZeneca/Fiocruz, seguindo a recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo.
Morte de grávidas
Em nota enviada ao jornal Folha de São Paulo, o Ministério da Saúde informou ter sido notificado pelas secretarias de Saúde Municipal e Estadual do Rio de Janeiro e que irá investigar o caso de morte de gestante após receber a vacina de Oxford/Fiocruz. Na Bahia também foi reportado óbito de gestante após ser imunizada com a vacina da Fiocruz.
“Cabe ressaltar que a ocorrência de eventos adversos é extremamente rara e inferior ao risco apresentado pela Covid-19.Neste momento, a pasta recomenda a manutenção da vacinação de gestantes, mas reavalia a imunização no grupo de gestantes sem comorbidades”, afirmou em nota.
Na noite desta segunda-feira (10), a Anvisa emitiu nota técnica em que recomenda a suspensão imediata do uso da vacina Covid da AstraZeneca/Fiocruz em mulheres gestantes.