A Secretaria Municipal de Saúde informa que a partir da próxima segunda-feira (28/06) inicia a vacinação contra a COVID-19 nas pessoas com 45 e 46 anos sem comorbidades.
Essa nova faixa etária somente poderá receber a vacina nas unidades fixas de saúde, localizadas no Cidade Aracy, Azulville, Redenção, Santa Felícia, Vila São José, Maria Stella Fagá e na USF do Arnon de Mello/Santa Angelina. As pessoas da faixa etária dos 50 aos 59 anos que ainda não se vacinaram, de 49 a 47 e os profissionais da educação também devem procurar essas unidades. O horário de vacinação é das 9h às 15h.
As unidades do Cidade Aracy e Santa Felícia, de segunda a sexta, além de vacinar as pessoas da atual faixa etária (45 e 46), das faixas etárias anteriores (47 a 49 e 50 a 59) também continuam atendendo gestantes e puérperas com ou sem comorbidades e aplicando a segunda dose da CORONAVAC.
Os postos com sistema drive-thru, de segunda a sexta, continuam imunizando pessoas com deficiência permanente (física/sensorial/intelectual) com 18 anos ou mais; profissionais de saúde, motoristas e cobradores do transporte coletivo; idosos (60 anos ou mais) que ainda não foram vacinados e aplicando a segunda dose da ASTRAZENECA.
De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Crislaine Mestre, a divisão de público foi feita em razão dos diferentes laboratórios das vacinas. “Para continuarmos vacinando as faixas etárias anteriores e para iniciar a vacinação de 45 e 46 recebemos Pfizer, vacina que exige procedimentos mais rigorosos na diluição, por isso disponibilizamos esse imunizante somente nas unidades fixas. Para continuarmos vacinando outras categorias como motoristas e cobradores, pessoas como comorbidades e profissionais da saúde temos Astrazeneca e para gestantes e puérperas a Coronavac”, explica a diretora.
CADASTRO – Quem for receber a primeira dose da vacina, independente do grupo, deve fazer o cadastro prévio no www.vacinaja.sp.gov.br e, no dia da vacinação, levar impresso o formulário de vacinação disponível no link http://coronavirus.saocarlos.sp.gov.br/VacinaJa.
No caso do relatório médico de comorbidades, o documento deve ser preenchido pelo médico que trata o paciente, lista no http://coronavirus.saocarlos.sp.gov.br/RelatorioComorbidades.
Os profissionais da educação devem fazer o cadastro no site https://vacinaja.sp.gov.br/educacao e imprimir o voucher com o QR Code, além de apresentar documento com foto e CPF. Já os motoristas e cobradores devem fazer o cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br, devem clicar em profissionais do transporte, inserir o e-mail e aguardar o recebimento de um voucher de confirmação, que deverá ser entregue impresso no momento da vacinação.
As gestantes devem apresentar a Carteira de Gestante e as puérperas (até 45 dias pós-parto) devem apresentar Certidão ou Declaração de Nascimento.
Quem faz parte do Programa de Saúde de Família deve agendar a vacina na Unidade de Saúde da Família (USF) que possui cadastro.
As senhas continuam sendo distribuídas meia hora antes do início da imunização.