O governador João Doria (PSDB) anunciou em coletiva de imprensa nesta quarta (17) que todos os adultos que completaram o plano vacinal há cinco meses ou mais podem tomar a dose de reforço do imunizante contra o novo coronavírus. A aplicação será feita com a vacina disponível no posto de saúde.
A decisão do governo estadual segue a diretriz determinada ontem (16) pelo Ministério da Saúde. A expansão da vacinação depende ainda da disponibilidade de doses nos municípios.
“A partir de amanhã estão elegíveis 710 mil pessoas que podem retornar às unidades básicas de saúde tomar a sua terceira dose. São aqueles que tomaram a segunda dose há cinco meses, com 18 anos ou mais”, afirma a coordenadora-geral do Programa Estadual de Imunização, Regiane de Paula.
O número de pessoas elegíveis para tomar a dose de reforço poderia ser maior, caso todos as pessoas que tomaram a primeira dose voltasse aos postos para receber a segunda. O governo estadual ressaltou a importância de se completar o calendário vacinal.
O secretário da Saúde, Jean Gorinchteyn, afirmou que a vacinação tem promovido a redução no número de internações e mortes por Covid-19 em São Paulo.
Nesta quarta, o Estado de São Paulo tem 22,5% de taxa de ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), com 1.212 pacientes internados em leitos de alta complexidade. Na enfermaria, há 1.484 pessoas hospitalizadas.
O Estado apresentou queda de 4,6% no número de casos e variação zero no de óbitos por Covid-19. O número de casos teve alta de 46,8% em São Paulo.
Acompanhe ao vivo o pronunciamento do governo