O Governo do Estado de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (26) a data para vacinação contra a Covid-19 em pessoas de 45 a 54 anos sem comorbidades ou deficiências.
De acordo com o governo estadual, a partir desta sexta-feira (28) deve começar a imunização de pessoas de 40 a 44 anos com comorbidades e/ou deficiência permanente inscritos no Benefício de Prestação Continuada (BPC). O novo público soma 760 mil pessoas.
A expectativa é de que em junho seja finalizada a imunização de pessoas com comorbidades para que em julho seja iniciado um novo público de 55 a 59 anos, sem comorbidades. Os profissionais da educação acima de 18 anos também devem receber a vacina entre os dias 21 e 31.
Agora, além destes, também foram anunciados os novos públicos que devem ser vacinados no mês de agosto. Entre os dias 2 e 16 serão as pessoas de 50 a 54, enquanto dos dias 17 a 31 entra a população de 45 a 49 anos.
– São Carlos começa a vacinar motoristas e pessoas de 45 a 49 anos com comorbidades
– Covid-19: veja quem pode vacinar no drive-thru em São Carlos
O calendário vacinal foi atualizado com base na perspectiva de imunização levando em consideração a projeção de entregas de vacinas disponível no site do Ministério da Saúde.
“O Ministério tem que ser extremamente competente no sentido de entregar aos estados a vacina para que a gente possa avançar na campanha de vacinação”, explicou Regiane de Paula, coordenadora geral do Programa Estadual de Imunização (PEI).
Alerta aos faltosos
A coordenadora geral do programa Estadual de Imunização (PEI) também fez um alerta para os 338 mil faltosos, ou seja, as pessoas que não tomaram a segunda dose da vacina.
“Gostaria de fazer um alerta para os faltosos. Lembrando que o esquema completo vacinal é a primeira e segunda dose, então por favor, aqueles que não voltaram para tomar a segunda dose, todos os municípios tem as vacinas e a gente aguarda que todos procurem a unidade básica de saúde mais próxima”, disse Regiane de Paula.
De acordo com o Vacinômetro, nesta quarta-feira (26) o Estado contabiliza 10.852.997 pessoas que tomaram a primeira dose e 5.512.341 completamente imunizados com a segunda.