A Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Cidade Aracy é um dos cinco pontos fixos para vacinação contra a Covid-19 em São Carlos (SP). Mas ao contrário de outros locais, neste a população não precisa enfrentar filas de espera para aplicação da primeira dose.
A região da grande Cidade Aracy é uma das mais populosas da cidade. Com mais de 50 mil habitantes, o bairro tinha de tudo para ter filas gigantes pela vacina, mas um simples esquema criado pelos servidores da unidade de saúde fez com que as filas diminuíssem e chegassem até a zerar.
O processo começa por volta das 7h, quando um profissional checa toda a documentação e preenche o termo de vacinação para a população, além de distribuir as senhas. Muitos acabam não levando o documento impresso, o que atrasa o momento de imunização.
Na fila, três mesas são responsáveis por agilizar o processo. Cada uma delas conta com dois profissionais, um aplica a vacina enquanto o outro preenche a carteira de vacinação e orienta a pessoa sobre a segunda dose, tempo de espera para outras imunizações como H1N1 e possíveis efeitos colaterais. Em menos de 30 minutos, o munícipe está imunizado.
– Um terço dos pacientes que esperam por UTI na região é de São Carlos
– São Carlos já aplicou 117,6 mil doses das vacinas contra a Covid-19
A rapidez foi elogiada pela moradora Clarice Nicolete, que em menos de cinco minutos recebeu sua primeira dose. “Acabei de chegar e já me atenderam para vacinar”.
As atitudes simples, mas que demonstram dedicação e organização fizeram com que o atendimento para vacinação no local fosse referência para outros bairros.
“Acabei de chegar e aqui está indo muito bem e muito rápido, o atendimento é muito bom. Inclusive estou vindo de outro bairro, lá do Abdelnur, e o pessoal tem falado muito bem daqui, que aqui não tem fila de espera. Tem três na minha frente. Aqui está sendo muito eficaz o trabalho das meninas”, disse Ana Lucia, de 52 anos.
Imunização
A unidade aplica a vacina para todos os grupos prioritários já anunciados pelo governo estadual. São eles: pessoas com 50 anos ou mais; pessoas com comorbidades acima de 18 anos; profissionais da educação acima de 18 anos, motoristas e cobradores do transporte coletivo e segunda dose da Astrazeneca.
O posto também é a única unidade fixa que está aplicando a segunda dose Coronavac. Segundo a prefeitura, essa é a região que tem mais gestantes, grupo que está sendo imunizado com esse laboratório.