A Novavax divulgou nesta segunda-feira (14) os dados preliminares que apontam uma eficácia global de 90% na vacina contra a Covid-19, e de 100% contra casos moderados e graves.
Segundo a empresa, os dados se referem a um estudo de fase 3 realizado com 29.960 pessoas nos Estados Unidos e no México. A cada dois participantes, um recebia placebo.
Em relação aos casos, houve 77 entre os participantes dos testes, sendo que 63 estavam no grupo placebo e 14 no grupo da vacina. Neste último, todos os casos observados eram leves.
– SP entrega 1 milhão de doses de CoronaVac ao Ministério da Saúde
– Covid-19: veja locais de vacinação nesta semana em São Carlos
Também foram monitorados dez casos moderados e quatro graves, todos no grupo que recebeu placebo, o que resulta em uma eficácia de 100% do imunizante contra os casos moderados ou graves.
A empresa também informou que a vacina teve 91% de eficácia entre populações de alto risco, entre elas pessoas acima de 65 anos, com comorbidades ou exposição frequente ao coronavírus. Neste grupo houve 62 positivados no placebo e 13 no da vacina.
Segundo a Novavax, os efeitos secundários incluíram dor de cabeça, fadiga e dor muscular leves. Um pequeno número de participantes registrou efeitos colaterais descritos como graves.
A expectativa é de que sejam produzidas 100 milhões de doses por mês até o final do terceiro trimestre de 2021 e 150 milhões de doses por mês no quarto trimestre de 2021.