As vacinas desenvolvidas pela Universidade de Oxford em parceria com a AstraZeneca devem chegar no início desta tarde de quarta-feira (27) em São Carlos. A informação foi confirmada pela Prefeitura.
A carga de 3.050 doses deve ser entregue na Vigilância Epidemiológica, na rua Conde do Pinhal, na região central da cidade. Até o momento, São Carlos havia recebido uma remessa de 3.960 doses da vacina Coronavac, desenvolvida pelo laboratório Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan.
As vacinas que chegam nesta tarde foram fabricadas pelo Instituto Serum, da Índia. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) confirmou eficácia global do imunizante em 70,4%. A eficácia mede a taxa de sucesso na prevenção da covid-19 comparada a quem recebeu placebo (medicamento inócuo).
As doses destinadas à São Carlos fazem parte de uma remessa de 11 mil enviada para a região. A repartição entre os municípios foi realizada pelo Departamento Regional de Saúde de Araraquara (DRS-3).
Segundo a Prefeitura, as doses serão usadas na imunização de profissionais da área da saúde. Até a noite de ontem, 1.293 doses foram aplicadas em trabalhadores da linha de frente, ou seja, os que atuam diretamente no atendimento de pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19.
A Prefeitura informou ainda que equipes da Vigilância Epidemiológica e da Atenção Básica estão aplicando as doses diretamente nos hospitais, unidades de pronto atendimento (UPA) e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Profissionais que trabalham no Centro de Atendimento de Triagem, que funciona no Ginásio Milton Olaio Filho, também foram imunizados.