- Publicidade -
vacinasVacinas vencidas: especialista explica sobre efeitos no organismo

Vacinas vencidas: especialista explica sobre efeitos no organismo

Veja a entrevista com Rodrigo Stabeli, diretor da Fiocruz e professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

- Publicidade -

Imunização será feita com a vacina desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

- Publicidade -

Nesta sexta-feira (2), o jornal Folha de S. Paulo apontou que pelo menos 26 mil doses vencidas da vacina Astrazeneca, usada contra a Covid-19, teriam sido aplicadas em brasileiros. Em São Carlos (SP), ao menos três unidades de saúde estão na lista divulgada. 

Para explicar a situação e os efeitos do imunizante fora da validade no organismo, o ON Explica traz uma entrevista do diretor da Fiocruz e professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Rodrigo Stabeli, concedida à CBN São Carlos.

Entenda abaixo: 

P: Quais são as consequências dessas pessoas terem tomado a vacina contra a Covid-19 fora da validade? 

R: Nós estamos falando de um produto que é médico preventivo, então na verdade todo produto médico preventivo, seja remédio ou vacina, possui uma data de validade. Quando o produto sai da data de validade, a gente não consegue avaliar a eficiência do produto.
Essa é a consequência direta de se administrar um produto com data de validade vencida. A pessoa que recebeu a dose do lote não vai sofrer outras consequências, a não ser a dúvida de que esse material tenha sido eficiente. Se foi na eficiência que se garante pela primeira dose ou na segunda dose. 

- Publicidade -

O máximo que vai acontecer para as pessoas que receberem uma terceira dose, ela vai receber um reforço vacinal. Não vai acontecer absolutamente nada neste sentido com relação a efeitos adversos. 

P: O que as pessoas que se encontram nesta situação devem fazer? 

R: [A pessoa pode] buscar no seu cartão de vacinação qual é o lote que ela tomou a vacina e qual é a data que ela tomou a vacina para saber, na verdade, se essa vacina aconteceu fora do prazo de validade. É recomendável pelo Plano Nacional de Imunização que essa pessoa volte a se vacinar 28 dias com uma dose válida. 

P: E se essa pessoa já tomou as duas doses da vacina, mas uma delas foi vencida? 

R: Ela volta a se vacinar 28 dias após a segunda dose. Ela não precisa fazer duas doses porque ela deve ter recebido apenas a segunda dose como vencida, que foi detectada agora. Muito provavelmente essa pessoa ou foi vacinada na primeira dose, ou se ela já é um grupo mais antigo ela foi vacinada na segunda dose. 

P: Quantas doses têm em um frasco? O que pode ter acontecido no momento da aplicação? 

R: Cada frasco da vacina da Astrazeneca tem a quantidade de cinco doses. Quando você abre um frasco da vacina, você pode fazer as cinco doses no mesmo dia ou você tem até 48 horas para usar todas as doses que existem naquele frasco.

Muito provavelmente o que deve ter acontecido, o frasco deve ter sido aberto ainda dentro da validade, então foram aplicadas ali duas doses, e depois se estocou esse frasco e quando aplicaram as três doses remanescentes, elas já estavam fora da data de validade. Pode ter aplicado 48 horas após. 

P: Qual a recomendação para a população em geral? 

R: É importante que antes da vacinação o cidadão pergunte para o técnico de saúde se aquele lote está dentro da validade. Veja na sua caderneta de vacinação se recebeu a vacina desse lote e busque a informação de quando ela recebeu essa, se estava vencida ou não. 

A gente tem visto por uma política mal feita pelo governo federal, muita gente negando tomar a vacina. É um produto tão escasso no Brasil e a gente começa a perder vacinas porque acaba não conseguindo administrá-la no tempo correto porque as pessoas não tem buscado a vacinação. Então fica o alerta: qualquer vacina que você tome, ela vai fazer um muro que te separa da morte e da UTI, por isso não busque informações inverídicas e vá se vacinar se está dentro da idade.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -