- Publicidade -
vacinasVeja como será o esquema de vacinação contra Covid em São Carlos

Veja como será o esquema de vacinação contra Covid em São Carlos

De acordo com a diretoria de Vigilância em Saúde, Crislaine Mestre, serão priorizados os profissionais de saúde que atuam diretamente aos pacientes suspeitos ou confirmados

- Publicidade -

Chegada da CoronaVac no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (Foto: Murilo Badessa/EPTV)

- Publicidade -

O caminhão que saiu do Centro de Distribuição de Logística (CDL), na capital, deve chegar à São Carlos (SP) no início da tarde desta quinta-feira (21), com 3.960 doses de CoronaVac. Com isso, a prefeitura deve iniciar imediatamente a vacinação contra a Covid-19.  

O portal ACidade ON entrevistou a diretora de Vigilância em Saúde do município, Crislaine Mestre, que explicou como será a vacinação e a escolha dos profissionais de saúde que devem receber o imunizante.  

De acordo com Crislaine, a expectativa era de que a vacina chegasse na quarta-feira (30), mas como não foi efetuada, a cerimônia do início da vacinação vai precisar ser prorrogada. Neste momento, o caminhão que entrega os imunizantes está em Taquaritinga (SP).  

“Vão retomar as entregas para os demais municípios como Ibitinga, Ibaté, São Carlos, Descalvado e Porto Ferreira, porém ainda sem horário para chegar [aqui]. A gente tem a expectativa de receber essas vacinas ainda no período da manhã para que a gente possa seguir o cronograma de vacinação”, comentou.  

A diretora explicou que o poder público definiu um esquema diferente para realizar o ato simbólico de vacinação, mas que ainda priorizou os profissionais de saúde como sendo os primeiros a serem vacinados.  

- Publicidade -

“Cada instituição pôde fazer a escolha de um profissional que esteja dentro desse cronograma de atuação diretamente aos pacientes suspeitos ou confirmados de Covid. Cada instituição vai levar neste evento uma pessoa para fazer a primeira dose”, explicou.   

Serão vacinados: 

– Graziele Nascimento de Oliveira, coordenadora de Enfermagem do Hospital Norden; 

– Vanessa Lopes de Carvalho, enfermeira supervisora do Pronto Atendimento do Grupo São Francisco;

– Márcia Regina Angulo de Oliveira, técnica de enfermagem da UTI Adulto da Unimed; 

–  Cristiane Morais Borges Pereira, enfermeira do HU; 

– Karen Alessandra Bonelli, técnica de enfermagem da Santa Casa; 

– Doutor Renato Rizolli, médico da Prefeitura de São Carlos.

Após o evento, a programação da prefeitura é de que o início oficial da vacinação nos hospitais seja às 14h. Serão imunizados os profissionais da Santa Casa, Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos (HU-UFSCar), Unimed, São Francisco, Norden e Prefeitura.   

Coronavac é feita pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac (Foto: A7 Press/Folhapress)

Doses insuficientes
O município vai receber 3.960 doses do imunizante. Mesmo sendo o maior número da região, a quantidade não será suficiente para vacinar nem metade dos quase 10 mil profissionais da saúde.

Por conta desta situação, de acordo com o plano municipal de imunização, as primeiras doses serão utilizadas para a vacinação dos profissionais que trabalham nas áreas de atendimento a Covid-19. 

De acordo com o Grupo de Vigilância Epidemiológica de Araraquara a segunda dose para esses profissionais que serão vacinados agora, já está garantida e reservada no Centro de Distribuição de Logística (CDL), na capital paulista, porém ainda não enviadas aos municípios.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -