3 de maio de 2024
- Publicidade -
Educador em Ação

Conheça escola que teve ideia vencedora do Educador em Ação

Para diretora do CEMEI Aracy Leite Pereira Lopes, resultado é fruto do empenho e da excelência dos professores

Foi do CEMEI Aracy Leite Pereira Lopes que saiu a proposta vencedora do Educador em Ação 2023. “Sentimentos e meu lugar no mundo”, da professora Lea Veras, conquistou R$ 5 mil, um troféu e um dia de recreação para os alunos da instituição. O segundo lugar também veio de lá: “Caixa misteriosa”, da professora Thais de Araujo Donofrio, levou R$ 2 mil e um troféu.

Mas qual a receita para projetos vencedores? Para a diretora da unidade, Jessica Cristina Gibello, é justamente a equipe de docentes, comprometidos com o que fazem. Ela conta que, desde que chegou à unidade, em maio de 2022, ficou encantada com o trabalho desenvolvido na escola, o que a motivou a fazer ainda mais.

Para Jessica, ter duas propostas entre as três primeiras colocadas no concurso é uma prova de como o conjunto é forte. “A sinergia que existe em nossa unidade é um dos fatores que permitem um atendimento de excelência”.

O Educador em Ação, na visão dela, é uma iniciativa necessária, porque reconhece e divulga as ideias implementadas pelos professores na rede municipal de ensino. “É uma categoria profissional essencial para a nossa sociedade, que precisa ser valorizada”.

Senso de coletividade e abertura para a escuta das crianças são fatores que ajudam a explicar prêmios
Senso de coletividade e abertura para a escuta das crianças são fatores que ajudam a explicar prêmios

Construção coletiva
Inaugurada em 4 de novembro de 1973, o CEMEI Aracy Leite Pereira Lopes recebeu esse nome em homenagem a Dona Aracy, que dedicou a vida a causas sociais e faleceu em 27 de setembro daquele ano. Como reconhecimento ao legado dela, o então prefeito Mário Maffei nomeou o local, que ainda estava em obras.

Segundo a Prefeitura de São Carlos, Aracy nasceu em Franca, em 28 de junho de 1905. Era casada com o médico Ernesto Pereira Lopes, com quem teve quatro filhos Ernesto Filho, Francisco, Luis e José Carlos e 22 netos.

Católica praticante, teve uma atuação voltada à filantropia. E escreveu o livro “Fabulosa volta ao mundo”, no qual relatou suas viagens. Na Europa, chegou a se encontrar com o Papa Pio XII e com o compositor Villa Lobos. Também esteve presente na inauguração de Brasília, onde também exerceu trabalhos sociais e onde o marido foi presidente da Câmara.

A escola que leva o nome dela está localizada no Jardim Luftalia, em São Carlos. Atende 142 crianças em tempo integral, de três a cinco anos, de diversos bairros do entorno. Entre eles, além do próprio Luftalia, estão Cidade Jardim, Romeu Tortorelli, Santa Felícia, Santa Paula, Cidade Aracy, Jardim Paulistano, Samambaia, Jockey Clube, Antenor Garcia, Vila Pureza, Botafogo, Jardim Bandeirantes, entre outros.

- Publicidade -

Conforme Jessica, os professores estão sempre trocando ideias entre si, estudando, participando de cursos de formação e levando conhecimento aos colegas, fortalecendo o senso de coletividade e abrindo a escuta para as crianças, que são, para ela, fonte de inspiração para o planejamento de projetos pedagógicos “incríveis”.

Ter a participação da família e comunidade é fundamental nesse processo. Segundo a diretora, construir uma relação harmoniosa com os pais e responsáveis faz parte de uma gestão democrática, pois, dessa forma, todos se sentem pertencidos ao espaço e se tornam agentes colaboradores do cotidiano escolar. “Uma família que integra essa construção coletiva começa a entender a importância, mais do que nunca, do acompanhamento e presença na vida escolar das crianças”.

A diretora, Jéssica Gibello, diz que encantamento com o trabalho dos professores vem desde 2022, quando chegou à unidade
A diretora, Jéssica Gibello, diz que encantamento com o trabalho dos professores vem desde 2022, quando chegou à unidade
Avatar
Portal da Prefeitura Municipal de São Carlos - SP.
- Publicidade -
plugins premium WordPress