A Festa do Peão de Barretos é um dos maiores eventos da cultura sertaneja do país e além de shows e provas, a “Queima do Alho” é uma famosa tradição da culinária das comitivas de peões de boiadeiro e virou uma das principais atrações da Festa do Peão de Barretos.
O cardápio é composto de arroz carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne e churrasco. A comida é feita em fogão improvisado, bem próximo ao chão. Há um concurso culinário, realizado no espaço especialmente feito para isso, chamado Ponto de Pouso, em que o vencedor é o cozinheiro que prepara a melhor refeição à moda dos tropeiros, no menor espaço de tempo.
A “Queima do Alho” é uma oportunidade para experimentar um prato tradicional, onde as comitivas tem a chance de mostrar suas habilidades e conquistar o título mais esperado do ano: de melhor Queima do Alho.
LEIA TAMBÉM
Acompanhe no Tudo EP a Maratona da Festa do Peão de Barretos
Quanto custa o ingresso da Festa de Peão de Barretos?
COMITIVAS
Entre as comitivas participantes deste ano estão: Correadô do Rio Bandeirantes, Água Doce, Tropeiro Manoel Pedroso, e muitas outras, cada uma trazendo sua própria história.
O concurso acontece desde 1956 e não é apenas uma competição, mas uma celebração tradicional da cultura brasileira. Além do concurso, que atrai mais de 2 mil pessoas a cada edição, o prato “Queima do Alho” é comercializado durante toda a Festa, com mais de 3 mil refeições vendidas no ano passado.
MARATONA BARRETOS
Para você ficar por dentro de tudo que acontece na Festa do Peão mais famosa da América Latina, acompanhe os bastidores na Maratona Barretos Tudo EP.