9 de maio de 2024
- Publicidade -
Rota do Arraiá

Conheça a origem do Dia de São João

Rota do Arraiá oferece opções de festas juninas para marcar o Dia de São João

Quem nunca ouviu a canção: “Chegou a hora da fogueira / É noite de São João”?  Neste sábado, dia 24 de junho, é comemorado o Dia de São João, um dos santos que mais inspiram as festas juninas de todo o Brasil. 

Historicamente, a data atribuída ao nascimento de São João também está relacionada à tradição pagã, pois é próxima de quando acontece o solstício de Verão no hemisfério norte, o dia mais longo do ano, em que o sol fica mais tempo no céu com maior luz do dia, evento celebrado em diversas culturas ao redor do mundo. 
 
LEIA TAMBÉM 
Cipó-de-São-João: conheça essa planta das festas juninas  

Veja a programação completa das festas da Rota do Arraiá do mês de junho 
 
HISTÓRIA 

Segundo tradições cristãs, São João Batista era primo de segundo grau de Jesus. E sua mãe, Isabel, havia prometido a Maria avisá-la imediatamente do seu nascimento. Daí que, na noite em que nasceu João, foi erguido um mastro em frente à sua casa, iluminando-o com uma grande fogueira. Desse acontecimento surgiu o costume de acender a fogueira (de São João) durante as festas junina. 

Um santo tido como festeiro, de acordo com a narrativa bíblica, João Batista, o São João, foi quem batizou e anunciou a chegada de Jesus. Tendo bastante importância religiosa e, por isso, relacionado a uma das principais datas sacras.  

Entre os costumes católicos, a festa de São João é marcada também pelo levantamento do mastro do santo.  

O mastro, conhecido em Portugal como o mastro dos Santos Populares, é erguido para celebrar os três santos ligados às festividades juninas. No Brasil, no topo de cada mastro são amarradas, em geral, três bandeirinhas simbolizando cada um: Santo Antônio, São João e São Pedro.  

O Dia de São João não é feriado nacional, mas em vários locais do Brasil, especialmente no Nordeste, a data é considerada feriado ou ponto facultativo.

- Publicidade -
Luciana Félix
Supervisora de conteúdo do ACidade ON e do Tudo EP. Entrou no Grupo EP em 2017 como repórter do ACidade ON Campinas, onde também foi editora da praça. Antes atuou como repórter e editora do jornal Correio Popular e do site do Grupo RAC. Também atuou como repórter da Revista Veja, em São Paulo.
- Publicidade -
plugins premium WordPress