A tradicional quermesse da igreja de Santo Antônio, elevada a Basílica menor em 2019, acontece em três finais de semana – nos dias 7, 8 e 9 de junho, seguindo nos dias 13, 14 e 15 e 21,22 e 23 de junho. A expectativa é que mais de 10 mil pessoas visitem a festa neste ano.
Realizada há mais de 30 anos, a quermesse é lembrada pelos visitantes e fiéis por duas especialidades: o pedaço de bolo premiado com a medalha de Santo Antônio e o carro-chefe da festa, que é o lanche de pernil com pasta de alho.
Mas, como toda quermesse, não pode faltar às comidas típicas como cachorro quente, pastel, porções de batatas fritas, doces, quentão, chocolate e vinho quentes, entre outras opções. Além de apresentações musicais e os bingos.
Toda a renda arrecadada durante a quermesse é destinada a manutenção da paróquia e às obras de assistência às famílias assistidas, que recebem doações de cestas básicas e itens de limpeza mensalmente.
Curiosidade
Nos últimos anos, um fato curioso que ficou marcado entre os fiéis, foi um casamento que aconteceu durante a realização da quermesse, que ainda era feita na rua em frente à igreja.
Segundo o Dom Guilherme, no momento em que os noivos saíram da igreja, a banda que cantava na festa disse: “Viva os noivos” e “Viva Santo Antônio”.
Com isso, várias noivas passaram a procurar a secretaria para agendar as cerimônias de casamentos nas datas em que ocorriam as quermesses. Porém, por questões de organização e segurança, os párocos optaram por não realizarem casamentos em períodos da festa junina.
Sobre a Santo Antônio de Pádua
Fundada em 1947, a paróquia foi elevada a Basílica Menor em 2019. Além do pároco Dom Gregório, também integram o vigário paroquial Dom Bernardo, Dom André e Dom Milton.
Serviço:
Rota do Arraiá “Quermesse de Santo Antônio”
Datas: 7, 8, 9, 13, 14, 15, 21, 22 e 23 de junho
Horários: sextas-feiras, a partir das 19h; sábados e domingos, a partir das 18h e no dia 13 (quinta-feira), a partir das 9h
Local: Basílica de Santo Antônio – rua: Paraíba, 747 – Campos Elíseos