15 de julho de 2024
- Publicidade -
Ribeirão Preto

Do tradicional bolo de Santo Antônio ao lanche de pernil; conheça a quermesse da Basílica

Quermesse acontece durante nove dias do mês de junho; No dia de Santo Antônio, além das missas, haverá festa o dia todo

santo antonio
Quermesse de Santo Antônio deve receber 10 mil pessoas (Foto: divulgação)

A tradicional quermesse da igreja de Santo Antônio, elevada a Basílica menor em 2019, acontece em três finais de semana – nos dias 7, 8 e 9 de junho, seguindo nos dias 13, 14 e 15 e 21,22 e 23 de junho. A expectativa é que mais de 10 mil pessoas visitem a festa neste ano.

Realizada há mais de 30 anos, a quermesse é lembrada pelos visitantes e fiéis por duas especialidades: o pedaço de bolo premiado com a medalha de Santo Antônio e o carro-chefe da festa, que é o lanche de pernil com pasta de alho.

Mas, como toda quermesse, não pode faltar às comidas típicas como cachorro quente, pastel, porções de batatas fritas, doces, quentão, chocolate e vinho quentes, entre outras opções. Além de apresentações musicais e os bingos.

Toda a renda arrecadada durante a quermesse é destinada a manutenção da paróquia e às obras de assistência às famílias assistidas, que recebem doações de cestas básicas e itens de limpeza mensalmente.

Curiosidade

Nos últimos anos, um fato curioso que ficou marcado entre os fiéis, foi um casamento que aconteceu durante a realização da quermesse, que ainda era feita na rua em frente à igreja.

Segundo o Dom Guilherme, no momento em que os noivos saíram da igreja, a banda que cantava na festa disse: “Viva os noivos” e “Viva Santo Antônio”.

Com isso, várias noivas passaram a procurar a secretaria para agendar as cerimônias de casamentos nas datas em que ocorriam as quermesses. Porém, por questões de organização e segurança, os párocos optaram por não realizarem casamentos em períodos da festa junina.

Sobre a Santo Antônio de Pádua

Fundada em 1947, a paróquia foi elevada a Basílica Menor em 2019. Além do pároco Dom Gregório, também integram o vigário paroquial Dom Bernardo, Dom André e Dom Milton.

- Publicidade -

Serviço:

Rota do Arraiá “Quermesse de Santo Antônio”

Datas: 7, 8, 9, 13, 14, 15, 21, 22 e 23 de junho

Horários: sextas-feiras, a partir das 19h; sábados e domingos, a partir das 18h e no dia 13 (quinta-feira), a partir das 9h

Local: Basílica de Santo Antônio – rua: Paraíba, 747 – Campos Elíseos

- Publicidade -
Compartilhe:
Avatar

wpseo_editor
Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp). Extensão em Marketing Político/Campanha Eleitoral e em Estratégias de Marketing em Mídias Sociais. Atuou na EPTV São Carlos e Ribeirão Preto e também no G1 Ribeirão e Franca. E-mail: cristiane.alves@acidadeon.com
- Publicidade -
plugins premium WordPress