12 de dezembro de 2024
- Publicidade -
São Carlos

Conheça o prato mais vendido na festa de Santo Antônio de Araraquara e aprenda a fazer

Tradicional caldo de mandioca com carne seca leva cinco horas para ficar pronto e envolve a dedicação de 15 voluntários do Santuário

Festa de Santo Antônio completa 88 edições neste ano (Foto: Amanda Rocha/ acidade on)

Por Milton Filho

Os voluntários chegam cedo, colocam a mandioca e a carne seca para cozinhar, picam a calabresa, o bacon e o cheiro verde. Este é o primeiro passo para preparar um dos pratos mais consumidos da Festa de Santo Antônio, em Araraquara.

A receita leva cinco horas e envolve a dedicação de 15 pessoas, entre elas nove catequistas. Mãos unidas para que o caldo de mandioca esteja pronto para ser servido a tempo do início da trezena, diariamente às 19h.

Por dia, são utilizados 10 kg de mandioca, 4 kg de bacon, 2 kg de carne seca e seis gomos de linguiça calabresa. Para ser vendido sempre fresco, o preparo é diário.

A enfermeira, Fabrini Andréa de Almeida Alves, de 45 anos, é voluntária há 8 anos no Santuário. Durante a festa, ela é a responsável por coordenar a barraca do caldo.

“Tudo o que é feito e todas as tomadas de decisões são definidas em conjunto, todos têm participação, para que tudo seja transparente e realizado da melhor forma possível e, assim, entregamos o ressaltado esperado. É muito gratificante“, disse.

Outro diferencial é o caldo de abóbora cabotia, com carne seca e creme de leite. Um prato exclusivo da Festa de Santo Antônio, que tem clientes fixos.

Voluntários trabalham no preparo do tradicional caldo de Santo Antônio (Foto: Arquivo Pessoal)

A diarista Damila Baptista Paulino, 39, é voluntária há um ano, desde que se tornou catequista. Durante a festa, ela ajuda “no que tiver que fazer.”

- Publicidade -

“Tem dias que são mais tranquilos e outros que são mais corridos, mas que são muito bons também. Fazemos tudo com muito carinho. Eu me sinto muito satisfeita em ajudar, me faz muito bem, adoro ir e contribuir”, comentou.

Para Fabrini, a festa, que completa 88 anos em 2024, é um sucesso pelo carinho e amor de cada voluntário. “Ajudando-se mutuamente, o trabalho se torna menos cansativo e mais eficaz. Sem contar que uma equipe alinhada e com o mesmo propósito torna o ambiente muito mais agradável, alegre e unida, como se fôssemos uma família“, disse.

QUER APRENDER?

As voluntárias contam que o segredo da receita é o amor dos voluntários. Mas o TudoEP te ajuda, agora, a preparar a receita em casa para servir até quatro pessoas. Confira.

INGREDIENTES
  • 1 kg de Mandioca cozida e batida.
  • 1 cebola picada
  • 3 dentes de alho amassados
  • 1 caldo de carne
  • 200 g de bacon picado
  • 1 calabresa picada
MODO DE PREPARO
  • Cozinhar a mandioca;
  • Bater a mandioca cozida no liquidificador;
  • Em uma panela, fritar o bacon e a calabresa;
  • Na sequência, acrescentar a cebola e o alho e deixe dourar;
  • Adicionar a mandioca batida e deixar ferver;
  • Por fim, temperar com sal a gosto e decorar com cheiro verde e mussarela ralada.
Compartilhe:
- Publicidade -
plugins premium WordPress