Essa não é a minha primeira análise sobre Enlisted, game de tiro em primeira pessoa, ambientado na Segunda Guerra Mundial. Na verdade, acho que nenhum outro canal deu tanto destaque para o game da desenvolvedora húngara Gaijin Entertainment, quanto nós.
Mas a explicação é simples: Enlisted tem muito potencial! O jogo é um retrato muito bom da maior de todas as guerras, com uma grande fidelidade às batalhas, armas, veículos etc.
Só que, agora, o jogo resolveu dar um passo importante para deixá-lo ainda mais dinâmico: os eventos.
É verdade que os eventos de Enlisted não são de hoje. Eles começaram no jogo há alguns anos, mas a maioria deles consistia em cumprir tarefas para ganhar recompensas. Por exemplo, o Evento X dará tropas e armas especiais, mas, para ganhar, é preciso matar dez inimigos e destruir 8 blindados.
Só que, agora, Enlited deu um passo grande que é transformar os eventos em algo mais frequente, trazendo novos cenários e contextos. Algumas experiências foram feitas no passado, entretanto, não as achei fortes como essa que joguei esses dias.
O evento Breakind Dead, que enquanto escrevo essa resenha, infelizmente, já acabou, nos coloca em um campo de batalha enfrentando hordas de soldados mortos-vivos. São ondas e mais ondas de inimigos, que precisamos matar para sobreviver.
Quanto mais matarmos, mais pontos ganhamos, podendo trocar isso por pontos. Confira o trailer.
Acredito que o ponto mais marcante disso não seja só Breakind Dead em si, mas uma sinalização de que o jogo planeja ampliar a jogabilidade trazendo cada vez eventos desse tipo, onde teremos novos modos de jogar. Com isso, Enlisted se torna cada vez mais dinâmico e divertido.
A cada dia, é possível ver o esforço da Gaijin em tornar Enlisted um jogo de referência, com melhorias gráficas bem perceptíveis.
Contudo, a participação brasileira nele ainda é pequena, provavelmente porque não tem a versão em português do Brasil. Acho que, justamente por ter poucos brasileiros, isso não motiva os desenvolvedores a implementar o nosso idioma.
Recentemente, o jogo mudou sua mecânica, que não me agradou tanto, é verdade, mas isso não inviabilizou o game. Vale lembrar que ele é gratuito e está disponível para diversas plataformas!
Confira nosso gameplay: