A Insomniac e a PlayStation divulgaram ontem (12), por meio de uma postagem em seu blog oficial, mais detalhes sobre a criação do vilão Lizard, que faz parte da relação de personagens que chega a Marvel’s Spider-Man 2, novo jogo da franquia, que chega em 20 de outubro, exclusivamente para PlayStation 5.
Além disso, a desenvolvedora também anunciou que o pré-download do jogo já está liberado.
Criação do Lizard
E, assim como os outros destaques de Marvel’s Spider-Man 2, dar vida ao visual e aos movimentos do Lizard exigiu muito esforço.
“O primeiro passo que sempre tomamos ao criar um personagem da Marvel é fazer referência aos quadrinhos”, afirma Jacinda Chew, diretora de arte sênior da Insomniac Games. “E a partir daí, colaboramos com a Marvel para dar o nosso toque. Isso pode surgir do gameplay ou da narrativa.”
Neste caso, os jogadores notarão que o Lagarto aparece em duas formas diferentes. “Há uma versão mais clássica do Lagarto, com jaleco de laboratório e calças”, continua Chew. “Ele é menor e tem o tamanho de um humano. Ele também é capaz de se comunicar com Peter. Mas nossa versão do Lagarto – ele é mais esguio, mais maléfico, maior e mais verde em todos os sentidos. Ele não usa roupas e perdeu toda a humanidade. Portanto, não podemos nos comunicar com ele. Essa é uma diferença significativa.”
O poder gráfico do console PlayStation 5 torna todos os inimigos do Homem-Aranha mais impressionantes. Por exemplo, é possível ver detalhes das presas afiadas e da língua viscosa do Venom, assim como a pele reptiliana do Lizard.
“Analisamos muitas peles de lagartos para pesquisa”, responde Chew. “A questão sobre os lagartos na vida real é que a pele deles é na verdade muito seca. A maioria das pessoas que olhava para o nosso Lagarto costumava dizer ‘ele não está escorregadio o suficiente’. Mas acredito que isso é uma referência ao que as pessoas esperam que um lagarto pareça – ele tem a pele de um lagarto, mas é na verdade muito mais brilhante do que o que você veria em um lagarto real.”
“Demos a ele espinhos também. Para referências de design, procurei lagartos na vida real que pareciam um pouco mais pré-históricos, porque alguns lagartos podem parecer macios e fofos. Procurei referências mais espinhosas, mais parecidas com cobras, mais agressivas. Também queríamos olhos que parecessem mais com olhos de animais. Se você olhar para os gatos, as pupilas deles se dilatam à noite. Fizemos esse tipo de olhos para ele – quando a luz atinge seus olhos, eles parecem menores, seus olhos estão realmente reagindo à luz. Fizemos muita pesquisa sobre como fazer isso em tempo real no PS5.”
Outro uso do poderoso hardware do console PS5 está na simulação de movimentos musculares realistas. “Também estamos fazendo simulações musculares – observando animais reais ou atores humanos reais e vendo como esses músculos se deformam e executando simulações. Acho incrível que possamos fazer isso neste ponto no desenvolvimento de jogos de vídeo, mas também é algo sutil, porque você pode não notar sempre essa diferença até desativarmos todas as simulações musculares.”
A abordagem única da Insomniac ao Lizard também apresenta uma técnica muito impressionante em que ele troca de pele – uma visualização impressionante de se ver. “Novamente, também olhamos como isso acontece na vida real. Nossos artistas usaram um programa para simular como a pele pode se mover tremulando ao vento.”
Uma coisa é criar um modelo de personagem que tenha uma aparência fantástica, mas outra coisa é fazê-lo se mover de uma maneira que transmita uma ferocidade primal implacável. Chew detalhou as ideias usadas durante o crucial processo de animação. “Os lagartos, na verdade, se movem muito próximos ao chão – não é muito intimidante. Nos quadrinhos, o Lagarto é mais bípede e ereto, mais humano. Tivemos que equilibrar isso – ele é bípede, mas ainda precisa manter alguma aparência de lagarto, então ele tem as costas curvas. A ideia por trás de seu movimento é que ele se move a uma velocidade que parece rápida, mas pesada. A equipe de animação merece muito crédito por transmitir essa força, poder e velocidade.”
No geral, Chew, a Marvel e a equipe estão felizes com a reação dos fãs ao Lagarto e a outros Super Vilões. “Temos muitas pessoas aqui que conhecem muito bem os quadrinhos, então adaptamos as revelações e teasers para essa base de fãs fervorosa. Sabemos que as pessoas querem ver o Lagarto em seu jaleco de laboratório e, em seguida, querem ver o que acontece e como ele fica maior. Nos divertimos deixando migalhas de pão para os jogadores.”