19 de junho de 2024
- Publicidade -
Tudo Auto

DPVAT: saiba o que é esse seguro

Seguro DPVAT tinha sido descontinuado em 2020, no governo de Jair Bolsonaro, e deverá voltar; saiba a importância dele

Câmara dos Deputados votou pelo retorno do seguro DPVAT
Câmara dos Deputados votou pelo retorno do seguro DPVAT (Foto: Reprodução/ Pixabay)

Nesta terça-feira (9), a Câmara dos Deputados aprovou o retorno do DPVAT (Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres). Com a proposta, a Caixa Econômica Federal será a responsável por pagar as indenizações. A Lei foi aprovada por 304 votos a favor e 136 contra.

Assim, o próximo passo, é a aprovação do Senado. Enquanto o texto não tem sequência, portanto, confira todos os detalhes sobre o seguro DPVAT abaixo:

DPVAT: saiba o que é esse seguro

O DPVAT é um seguro no Brasil criado para indenizar vítimas de acidentes de trânsito que envolvam carros, motocicletas, ônibus ou caminhões. 

LEIA TAMBÉM
Governo debate com montadoras produção de carros bioelétricos no país
Venda de veículos pode ter alta de até 12%

Nesse sentido, ele cobre despesas médicas, hospitalares e suplementares, além de invalidez permanente ou morte decorrente de acidentes de trânsito. O DPVAT é pago pelos proprietários de veículos juntamente com o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e o licenciamento anual. Assim, a sua finalidade é garantir uma indenização rápida e eficaz às vítimas de acidentes de trânsito, independentemente da apuração de culpabilidade.

Em 2020, sobretudo, ele foi descontinuado por uma medida provisória assinada pelo então presidente da República Jair Bolsonaro.

LEIA MAIS
O que é laicidade?

Compartilhe:
Anthony Souza

editor
É jornalista e analista de Mídias Digitais Jr. do Grupo EP. Tem experiência com reportagens multimídia e produção de web documentário. É formado em jornalismo pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e tem afinidade com produção e edição de conteúdo para as redes sociais. Está no grupo desde 2022.
- Publicidade -
plugins premium WordPress