No início desta semana, a Ford inaugurou sua primeira fábrica de carbono-neutro, voltada para a produção de veículos elétricos. Localizado na cidade de Colônia, na Alemanha, o chamado Cologne Electric Vehicle Center vai construir a nova geração de carros elétricos da montadora, começando pelo SUV Explorer Electric.
Fundada em 1930, a unidade já produziu quase 18 milhões de veículos ao longo de sua história, segundo publicação da Ford. Com um investimento de US$ 2 bilhões, ela começou a ser transformada em 2021, apoiando o compromisso da empresa de alcançar a neutralidade de carbono em todas as suas instalações europeias, logística e fornecedores diretos até 2035.
LEIA TAMBÉM
Preços médios dos combustíveis voltam a subir, segundo ANP
Estado de São Paulo tem aumento de roubos e furtos de SUVs
Essa transição incluiu o encerramento da linha de produção do Ford Fiesta para abrir espaço para seu primeiro “veículo de passageiros totalmente elétrico construído na Europa” a partir deste ano, que é o Ford Explorer Electric. O modelo é um SUV elétrico baseado na plataforma MEB da Volkswagen, e, segundo a montadora, combina a engenharia alemã com o estilo americano marcante.
Para o chanceler alemão, Olaf Sholz, a fábrica de veículos elétricos representa um novo começo. “Esta é uma boa notícia para Colônia, para a indústria automobilística na Alemanha, para a mobilidade elétrica e para a nova era”, acrescentou.
LEIA MAIS
Terremoto no Brasil: Saiba qual é o maior abalo sísmico da história