Todo mundo sabe que o ideal é calibrar os pneus a cada sete dias. Porquê? Isso porque a perda de pressão é algo natural. Estima-se que, em média, por semana uma libra seja perdida.
Se o motorista usar o veiculo diariamente em estradas, principalmente as com pisos ruins ou carregado, a aferição deve ser mais frequente.
A baixa pressão dos pneus compromete a segurança do veículo, podendo gerar a aquaplanagem, derrapagens, capotamento ou até estouro.
Menos grave, mas que não deixa de ser um problema, a pressão inadequada aumenta o desgaste do pneu e compromete a banda lateral.
Outra duvida muito frequente para a maioria dos motoristas, é qual a pressão correta. Quando se encosta num posto para calibrar, é muito comum o frentista com “autoridade” dizer: “32 nos quatro”! Errado.
Cada veículo tem sua calibragem e até modelos semelhantes podem ter calibragens diferentes.
Para esclarecer essa duvida, o Tudo Motor procurou o executivo e especialista da Prolog App., Luiz Felipe, que orientou: “todos os fabricantes de pneus já indicam uma pressão mais adequada para cada modelo. Simultaneamente, você precisa analisar o nível de desgaste dos pneus através da profundidade dos sulcos”.
E o mais importante é consultar sempre o Manual do Proprietário.