19 de maio de 2024
- Publicidade -
PodFalar, Mãe!

PodFalar, Mãe!: Novo episódio do podcast debate o universo da prematuridade

Conheça histórias de mães que passaram e superaram os desafios da prematuridade

 

Um parto prematuro pode trazer muitas preocupações e pode até desestabilizar famílias (Foto: Reprodução/ EPTV)
Um parto prematuro pode trazer muitas preocupações e pode até desestabilizar famílias (Foto: Reprodução/ EPTV)

 

Nenhuma mãe está preparada para receber o bebê antes da data programada. Um parto prematuro traz muitas preocupações e pode até desestabilizar famílias que encaram meses de rotina na UTI Neonatal. Por isso, o novo episódio do podcast PodFalar, Mãe! (clique aqui), do Grupo EP, traz informações sobre o universo da prematuridade. 

DESAFIOS DA PREMATURIDADE 

A auxiliar de limpeza Daiane Gomes Sampaio teve uma filha um mês antes do esperado. Ela já era mãe de duas crianças e o nascimento prematuro da terceira filha foi uma surpresa. Daiane comenta que acordou assustada em um domingo ao perceber que a bolsa havia rompido. 

“Eu avisei que tinha que ir ao médico e eu achei que ia e voltava rápido. Só que eu fui e o médico falou que eu estava com dilatação e o parto seria imediato”, lembra. 

A criança foi levada para os cuidados médicos instantes após o parto. “Dez minutos depois que ela nasceu, ela teve um desconforto respiratório”, explica. 

- Publicidade -

Daiane também lembra que ficou desesperada com a situação. “Eu recebi alta e chorei também, porque eu vim embora sem ela”

Hoje, a criança está saudável e a mãe Daiane curte os primeiros meses da filha. 

 

Andreia esperava o nascimento de gêmeos e já contava pela chegada prematura das crianças (Foto: Reprodução/ EPTV)
Andreia esperava o nascimento de gêmeos e já contava pela chegada prematura das crianças (Foto: Reprodução/ EPTV)

- Publicidade -

Essa história de surpresa e superação também foi vivenciada pela assessora de imprensa Andreia Dorta. Ela esperava o nascimento de gêmeos e já contava pela chegada prematura das crianças. 

“A expectativa, desde o início, era de 38 e 39 semanas. Mas elas vieram com 31 semanas e três dias”, afirmou. 

Para Andreia, a maior dificuldade, após o susto, foi de ver as filhas entubadas na UTI. “Depois que eu levantei foi que a ficha caiu, e eu falei: cadê as minhas filhas?. Eu tinha que descer para a UTI para reencontrá-las. A primeira vez que você vê… É complicado”, diz emocionada. 

Hoje, as crianças estão bem e saudáveis e Andreia se orgulha de ser mãe de gêmeos e, também, de seu primogênito. “Ser mãe de três é gratificante. É cansativo, não vou mentir, mas é um aprendizado todos os dias”

PODFALAR, MÃE! 

A prematuridade e outros assuntos da maternidade e do desenvolvimento das crianças na primeira infância podem ser uma surpresa na vida das mães. No entanto, existem caminhos para se informar e melhorar a experiência da maternidade. 

O podcast PodFalar, Mãe! (Clique aqui) é uma realização do Grupo EP e tem o objetivo de ajudar mães, pais e cuidadores de crianças em geral com informações úteis e simples. 

A primeira temporada terá 12 episódios, de aproximadamente 30 minutos cada, e são distribuídos nas principais plataformas de áudio e podcasts (Deezer, Spotify, Apple Music etc.). 

A produção conta com apresentação da jornalista Larissa Castro e edição da jornalista Luana Cezarini. 

PRIMEIROS EPISÓDIOS 

Se você perdeu os três primeiros episódios do PodFalar, Mãe!, você pode ouvir aqui (Clique aqui). No primeiro episódio, o programa trouxe como assunto o mecônio, que é o primeiro cocô dos bebês (Clique aqui)

Já no segundo episódio, o programa explorou questões da fertilidade de homens e mulheres (Clique aqui). Neste episódio, o podcast trouxe especialistas para desvendarem os mitos e dúvidas em torno do período fértil. 

No terceiro episódio, você pode encontrar informações fáceis e úteis sobre depressão pós-parto e da campanha “Maio Furta-cor”. Para ouvi-lo, basta acessar este link (clique aqui)

*Com supervisão de Luciana Félix.

Anthony Souza

editor
É jornalista e analista de Mídias Digitais Jr. do Grupo EP. Tem experiência com reportagens multimídia e produção de web documentário. É formado em jornalismo pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e tem afinidade com produção e edição de conteúdo para as redes sociais. Está no grupo desde 2022.
- Publicidade -
plugins premium WordPress