Responsáveis por provocar dores intensas, as cãibras são um desconforto muito comum entre os corredores. Porém, alguns atletas encontraram uma forma de driblar o incômodo em um ingrediente um tanto quanto inusitado: a mostarda. Isso mesmo, o molho que marca presença em muitos lanches também tem seu lugar na corrida. Mas afinal, será que ele realmente faz efeito?
A mostarda pode sim ajudar a melhorar as dores. De acordo com a Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard, engolir uma colher de chá de mostarda é uma solução alternativa e natural para cãibras em atletas.
Os especialistas da instituição acreditam que a mostarda pode estimular os canais de íons na boca, esôfago e estômago, enviando sinais ao sistema nervoso central, que inativa os neurônios superexcitados responsáveis pela cãibras.
Contudo, os especialistas alertam que se uma pessoa sofre de refluxo gastroesofágico ou está tentando reduzir o consumo de sal, é recomendável consultar um médico antes de usar a mostarda como abordagem adicional.
LEIA TAMBÉM
Nicolas Prattes corre na Asics Golden Run 2023
Músico Seu Jorge investe na corrida após parar de fumar
O QUE SÃO CÃIBRAS?
Resumidamente, são contrações musculares que acontecem de forma involuntária durante práticas de atividades físicas ou quando alguém fica muito tempo na mesma posição.
Embora possam parecer simples reações do organismo, não existem causas específicas para o surgimento das dores. Entre as hipóteses estão desidratação, acúmulo de ácido lático na musculatura, falta de eletrólitos (potássio, sódio e cálcio) e cansaço muscular extremo. Para entender melhor como funciona o mecanismo da cãibra, o Tudo EP conversou com o educador físico Ronaldo Dias, confira a seguir:
LEIA MAIS
Corredor iniciante: Como enfrentar os primeiros quilômetros de corrida