Em acordo extrajudicial, Gabriel Penna Burgos Costa, Vera e Priscila Silva, filho e primas de Gal Costa, se comprometeram em criar a Fundação Gal Costa de Incentivo à Música e Cultura. A proposta da criação de uma instituição sem fins lucrativos estava no testamento de 1997 da cantora, mas esse documento foi revogado em 2019.
Este compromisso teria sido estabelecido no dia 1º de abril e a assessoria do filho adotivo da cantora disse que ele “chegou a acordo extrajudicial com as primas de Gal Costa para pôr fim aos questionamentos que elas apresentaram em juízo sobre a Fundação Gal Costa. As regras para a existência e o funcionamento da fundação foram estabelecidas pela própria cantora há muitos anos. Gabriel Costa, com o apoio das primas, se compromete a buscar meios para realizar o desejo de sua mãe de criar uma instituição que preserve sua obra”.
LEIA MAIS
Maria Bethânia e Caetano Veloso são irmãos? Dupla lança turnê
Madonna reclama de brasileiros durante show
Testamento
Segundo o testamento de Gal Costa de 1997, a fundação sem fins lucrativos ajudaria músicos e outros artistas da música. Eles planejavam fazer festivais, concursos e dar bolsas de estudo para pessoas que precisassem. Verônica, Priscila e outras três primas da cantora seriam responsáveis por administrar essa fundação.
Mas, em março deste ano, as primas de Gal Costa entraram com um processo contra Wilma Petrillo, companheira de Gal Costa e que alega também ser mãe de Gabriel, embora não o tenha registrado, acusando-a de tê-las coagido a anular esse testamento.
Gabriel concordou em criar a fundação após a conclusão do inventário, que definirá como a herança de Gal será distribuída – ela é alvo de disputa entre ele e Petrillo. De acordo com este acordo divulgado agora, os recursos para a fundação seriam provenientes da parte da herança de Gabriel e de possíveis parcerias públicas ou privadas ainda não discutidas.
O anúncio do acordo entre o filho e familiares de Gal surge após entrevistas concedidas por Petrillo à imprensa e depois da decisão da Justiça de São Paulo de negar o pedido de exumação do corpo da cantora feito por Gabriel Costa . Os advogados do filho da cantora afirmaram que vão recorrer da decisão.
*Com informações de Agência Estado
**Sob supervisão de Marcos Andrade
LEIA TAMBÉM