O CNPU (Concurso Público Nacional Unificado), chamado de Enem dos Concursos, será aplicado no dia 5 de maio. O exame conta com mais de 2 milhões de candidatos que, ao todo, disputam 6.640 vagas em 21 órgãos federais.
Atualmente, todas essas pessoas aguardam a divulgação do local onde prestarão as provas, que deve estar de acordo com a cidade escolhida no ato da inscrição. A Fundação Cesgranrio, banca organizadora do certame, já tem data definida para isso; confira.
LEIA MAIS
Por que brasileiros estão com menos medo de serem demitidos?
Quando sai o resultado do 40° exame da OAB?
Quando sairão os locais de prova do Concurso Unificado?
Os locais de prova sairão em 25 de abril e o candidato pode acessá-lo a partir de seu Cartão de Confirmação disponibilizado página do candidato na plataforma Gov.br a partir dessa data. Além dessa informação, a pessoa poderá checar nesse cartão os seguintes dados:
- Número de Inscrição individual
- Número da sala onde fará a prova
- Horário de abertura e fechamento dos portões
- Orientações gerais sobre a prestação do exame
Também há informações acerca de tratamento diferenciado para realização das provas, como questão de acessibilidade, para PcD (pessoas com deficiência)
Se, em 25 de abril, portanto, dez dias antes da realização das provas do CNPU, algum candidato não conseguir acessar o Cartão de Confirmação de Inscrição, a orientação do ministério é que entre em contato, com brevidade, diretamente com a Fundação Cesgranrio por e-mail (cpnu@cesgranrio.org.br ) ou pelo telefone de suporte das 9h às 17h: 0800 701 2028.
Localidades
Ao todo, 228 municípios espalhados em todos os estados, mais o Distrito Federal, sediarão as provas do certame. Foram selecionadas cidades com mais de 100 mil habitantes. Em caso de erro na identificação da cidade, a ministra orienta a comunicação imediata do problema à empresa contratada para organizar o concurso para que a localidade seja corrigida.
A ministra alerta, no entanto, que a cidade escolhida não poderá ser alterada e brincou. “Por conta do show da Madonna, tem gente querendo fazer a prova no Rio. Quem não escolheu o Rio, não vai poder trocar para fazer a prova lá, no domingo. Então, tem que fazer no local onde escolheu. Só pode corrigir, caso o local que ela escolheu não seja o que esteja lá. Mas, isso não tende a acontecer”.
Logística a segurança
Durante a entrevista, a ministra ainda destacou o apoio de inteligência, logístico e de segurança para a efetiva realização das provas do chamado Enem dos Concursos.
Os procedimentos de organização e segurança do concurso unificado serão parecidos com os adotados durante a aplicação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
O esquema de segurança foi elaborado pela Abin (Agência Brasileira de Inteligência) e contará com o acompanhamento operacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio das PF (Polícias Federal) e PRF (Polícias Rodoviária Federal), Força Nacional, da Casa Civil da Presidência da República, além dos órgãos locais das secretarias estaduais de segurança pública, como as polícias militar, civil e do corpo de bombeiros.
Em alguns locais, haverá detectores de metal e de pontos eletrônicos, que têm uso proibido durante as provas, sob pena de prisão do candidato que cometer a irregularidade. Durante a realização do concurso, a organização recolherá, em sala, a biometria de todos os candidatos para evitar fraudes.
A previsão da organização do concurso é de que a distribuição dos cadernos de provas objetivas, discursiva e de redação seja iniciada com 48 horas de antecedência às provas.
O processo de distribuição das provas do certame contará com o apoio dos Correios. A vigilância dos cadernos de provas ocorrerá durante a guarda do material, entrega nas salas de provas, até a devolução à Cesgranrio para a correção.
*Com informações de Agência Brasil
**Sob supervisão de Marcos Andrade
LEIA TAMBÉM
Enem e Encceja: Quais são as mudanças na identificação dos inscritos?