Na tarde deste sábado (23), a greve de roteiristas de Hollywood deu mais um passo nas negociações. Segundo informações da revista Variety, o WGA (Writers Guild of America, sindicato dos roteiristas de Hollywood – em português) chegou à fase final de negociações com a AMPTP (Alliance of Motion Picture and Television Producers), representante das grandes produtoras de séries e filmes do cinema, TV e streaming.
Ao longo da última semana, executivos importantes participaram diretamente das negociações durante três dias, como Bob Iger (Disney), David Zaslav (Discovery), Ted Sarandos (Netflix) e Donna Langley (NBC/Universal). O WGA entrou em greve no dia 2 de maio.
LEIA TAMBÉM
Vale a pena ver “Os Mercenários” no cinema? Descubra
João Ventura: conheça o cantor que mistura o erudito com o popular
Os entraves finais teriam sido a questão que envolve a garantia de direitos aos roteiristas em um momento de aumento do uso de inteligência artificial no mundo das artes. As duas entidades estariam chegando a um acordo final, discutindo detalhes jurídicos do documento.
O acordo dos roteiristas de Hollywood, se concretizado, deve ter a validade por três anos. Mesmo com o progresso dos roteiristas, o SAF-AFTRA, sindicato dos atores de Hollywood, porém, segue em greve. O sindicato dos diretores (Directors Guild of America, DGA), por sua vez, aceitou um acordo em 25 de junho.
LEIA MAIS
Domingo será quente em São Paulo? Confira a previsão do tempo