A hipergamia tem sido um termo muito buscado na internet, sendo uma forma de se relacionar vista positivamente por quase metade dos americanos, de acordo com uma pesquisa do Talking Research para o Seeking.
Além disso, o conceito também se destacou entre mulheres de países como a China, segundo o The Sun, pelo alto custo de vida e papéis desbalanceados de gênero no país. Saiba o significado disso:
Qual o significado de hipergamia?
A hipergamia caracteriza-se pelo envolvimento amoroso de uma pessoa com parceiros com maior poder aquisitivo, ou ainda, de nível social e poder superior ao dela. Essa forma de relacionamento não precisa ser formal, por exemplo, um flerte caberia no conceito.
É possível entender seu significado pela etimologia da palavra:
- ‘hiper’ = “superioridade” “excesso”
- ‘gamia’ = “casamento” “união”
LEIA MAIS
‘Estrela da Casa’: que horas os participantes serão anunciados?
O que é hipergamia feminina?
A hipergamia feminina é a prática dessa forma de se relacionar ligada a pessoas que se identificam com o gênero feminino. A prática aparece constantemente ligada às mulheres por conta dos casamentos arranjados, prática de longa data.
No passado elas não tinham a mesma liberdade individual, sequer trabalhavam, e as relações eram uma forma de garantir sustento. O vínculo com classes superiores era um parâmetro para se ter um parceiro ideal, mas as coisas mudaram.
O que é poliginia?
Outro termo que aparece em conjunto quando se fala de hipergamia é a poliginia. A poliginia designa o status de um homem casado com várias mulheres de forma simultânea.
As figuras masculinas que têm esse título em países onde a prática é permitida, costumam ter um maior poder aquisitivo e são bem-posicionados socialmente, explicando essa procura próxima dos termos.
LEIA TAMBÉM