O Doodle do Google amanheceu, nesta sexta-feira (7), com uma homenagem à médica brasileira Rita Lobato Velho, a primeira mulher a se formar em medicina no país. Rita também foi a segunda médica da América Latina e a primeira vereadora do Rio Grande do Sul. Conheça a história dela:
LEIA MAIS
Ator de ‘Duro de Matar’ morre aos 86 anos
Qual é a oração do Sagrado Coração de Jesus?
Quem foi Rita Lobato Velho?
Rita nasceu em 7 de junho de 1886, em São Pedro do Rio Grande (RS), e faleceu em 6 de janeiro de 1954. Desde pequena, ela foi uma estudante cheia de talentos e estipulou como missão de vida tornar-se médica.
A ambição e esforço fizeram com que ela superasse a discriminação, que partia de colegas e professores, para entrar na faculdade. Foi então que ela se mudou para a Bahia, onde havia a primeira instituição com graduação em Medicina, e surpreendendo a todos novamente, graduou no curso de seis anos em apenas quatro.
Dra. Rita Lobato Velho, passou a atuar como obstetra, oferecendo assistência a mulheres de todas as classes, chegando a fornecer consultas e remédios de graça. Sua bondade e generosidade fizeram com que ela ficasse conhecida.
Questões familiares
A médica teve apoio da família quando decidiu embarcar nessa jornada, tão difícil naquela época. No primeiro momento, ela teria frequentado a Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, a mesma onde seu irmão cursava farmácia, mas optou pela transferência após notar a antipatia de professores até com o familiar.
Ao defender sua tese “Paralelo entre os Métodos Preconizados na Cesariana”, ela pensava em sua mãe, que morreu durante o parto do caçula. O tema era ousado para aquele tempo.
Rita se casou em 1889 e teve uma filha com Antônio Maria Amaro de Freitas, adotando o último sobrenome. Os dois se conheceram ainda na faculdade – ele se formou em Direito na capital carioca – regressando ao Rio Grande do Sul após concluírem as graduações.
Por que Rita Lobato Velho é homenageada pelo Google?
A médica é homenageada pelo Google pelos 158 anos de seu nascimento. Toda a trajetória, incluindo o envolvimento nos movimentos feministas, em defesa do sufrágio universal e inclusão das eleitoras no Código Eleitoral de 1932, fazem valer a homenagem a sua figura.
Clique aqui para verificar o Doodle de comemoração.
LEIA TAMBÉM