Nesta quarta-feira (20) é celebrado o Dia do Biscoito, um alimento queridinho dos brasileiros. Mas afinal você sabe quando surgiu o biscoito e qual é o mais correto de nomear: biscoito ou bolacha? O Tudo EP te explica.
A origem é incerta, mas pesquisas indicam que o biscoito já era preparado no Antigo Egito e na Pérsia. Eles eram usados como oferenda aos deuses em troca de chuva. Os homens primitivos esmagavam os grãos e com a água, misturavam, criando um biscoito.
CURIOSIDADES
A palavra biscoito vem do latim: “bis”, duas e “coctus”, cozido e significa “cozido duas vezes”, numa alusão ao processo de fabricação. O vocábulo passou para a língua portuguesa pelo francês, “bescuit”.
VEJA TAMBÉM
Briga: Ana Maria Braga e Louro Mané negam os boatos
Entenda a troca de farpas entre Anitta e Melody
Já o termo bolacha vem de “bolo” (do latim “bulla”, que significa objeto esférico) com o sufixo “acha”, indicando diminutivo. A palavra holandesa “koekje” tem o mesmo significado, o que deu origem aos termos “cookie” e “cracker”.
PAIXÃO NACIONAL
De acordo com a ABIMAPI (Associacao Brasileira das Indústrias de Biscoito, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados) há no país mais de 200 tipos de biscoitos entre doce, salgados, recheados e de polvilho.
BISCOITO X BOLACHA
A polêmica de qual o nome correto parece não ter fim. Para a indústria alimentícia, o nome correto é biscoito.
Mas não existe uma forma correta, afinal, as duas palavras significam a mesma coisa. E como somos um país continental, cada região chama o alimento de um jeito diferente. Por exemplo, no Rio de Janeiro é “biscoito” e em São Paulo “bolacha”.
No Brasil, há estados em que os “biscoitos” são feitos de massas finas. Em outros, a palavra “biscoito” é apenas para os alimentos feitos com polvilho.
Como podemos ver, essa polêmica parece esta longe de chegar ao fim.
LEIA MAIS
Veja receita de torta de maçã com massa crocante e recheio cremoso