Nesta quarta-feira (28) é comemorado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+, mas o mês de junho inteiro é motivo de celebração para a comunidade. No meio cinematográfico, há várias produções que retratam a luta dessas pessoas, sejam documentais ou ficcionais. Desde retratos mais dolorosos até outros com finais felizes, diversos títulos nos streamings ajudam a refletir sobre a importância desta data.
Confira 10 filmes para celebrar o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ e onde assistir:
1. Tatuagem (Netflix)
Ambientado no ano de 1978, em Recife, o filme “Tatuagem” traz a história do grupo teatral Chão de Estrelas, liderado por Clécio Wanderley (Irandhir Santos). Principal atração da equipe, Paulete (Rodrigo Garcia), com quem Clécio mantém um relacionamento, recebe a visita de seu cunhado, o militar Fininha (Jesuíta Barbosa). Seduzido pelo líder do grupo, o jovem acaba em um dilema causado pela paixão que vivencia, já que também precisa lidar com a repressão existente no meio militar em plena ditadura.
LEIA TAMBÉM
Séries LGBTQIA+: Confira 5 produções sobre o tema para assistir nos streamings
O que significa a sigla LGBTQIAPN+?
2. O Mau Exemplo de Cameron Post (Amazon Prime Video)
Após ser flagrada com a melhor amiga no seu baile de formatura, Cameron Post (Chloe Grace Moretz) é enviada pela tia para um centro religioso que afirma curar jovens atraídos por pessoas do mesmo sexo. No local, diante do suposto “tratamento”, a jovem passa por uma jornada para descobrir quem é de fato.
3. Alice Júnior (Netflix)
Alice Júnior (Anne Celestino) é uma adolescente trans que precisa se mudar para a cidade de Araucárias do Sul, após o pai ser transferido pela empresa em que trabalha. Em uma sociedade mais retrógrada do que ela estava acostumada, a jovem acaba tendo que enfrentar diversos preconceitos em sua nova escola. Alice precisa conciliar essa nova realidade com seus desejos de adolescente, enquanto luta para ter o direito de ser quem ela é.
4. Fire Island: Orgulho & Sedução (Star+)
O filme “Fire Island” é uma releitura moderna de Orgulho e Preconceito, da autora Jane Austen. Noah (Bowen Yang) e seu grupo de amigos vão para sua viagem anual em Fire Island Pines, em Nova York. Mas, uma mudança de eventos coloca em risco a semana de diversão deles, assim como seus laços afetivos.
5. Flores Raras (Globoplay)
Baseado em uma história de amor real, em “Flores Raras” a poetisa americana Elizabeth Bishop (Miranda Otto) decide ir para o Rio de Janeiro em busca de inspiração. Ao passar uns dias na casa de uma colega de faculdade, Mary (Tracy Middendorf), ela conhece a arquiteta brasileira Lota de Macedo Soares (Glória Pires). De início, elas não se dão bem, mas logo se apaixonam uma pela outra.
6. Uma Mulher Fantástica (Netflix)
Vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional em 2018, “Uma Mulher Fantástica” conta a história de Marina (Daniela Vega), uma mulher trans que trabalha como garçonete. Com o sonho de virar uma cantora de sucesso, ela passa as noites se apresentando em vários clubes da cidade, até que é surpreendida pela morte inesperada de Orlando (Eugenio Francisco Reyes Morandé), seu namorado.
7. Moonlight: Sob a Luz do Luar (HBO Max)
Também vencedor do Oscar, com oito indicações, “Moonlight: Sob a Luz do Luar” acompanha três fases da vida de Chiron (Ashton Sanders), um jovem negro morador de uma comunidade pobre de Miami. Entre as suas vivências, ele precisa enfrentar o bullying na infância, crise de identidade da adolescência e a tentação do universo do crime e das drogas.
8. Close (Amazon Prime Video)
“Close” mostra a amizade de Leo (Eden Dambrine) e Rémi (Gustav De Waele), ambos com 13 anos. Quando essa relação é subitamente interrompida sem maiores explicações, Leo vai atrás de respostas para entender o motivo e o porquê das pessoas verem a amizade deles como algo ruim. Mas, ele é surpreendido quando ouve notícias ruins sobre seu amigo.
9. Divinas Divas (Netflix)
O documentário dirigido pela atriz Leandra Leal apresenta a história de um grupo de travestis que se apresentava no Rio de Janeiro nos anos 1960, no auge da Cinelândia. Composto por nomes como Rogéria, Brigitte de Búzios, Valéria, Jane di Castro e Fujica de Holliday, a obra “Divinas Divas” apresenta o reencontro das artistas para a montagem de um espetáculo.
10. Carol (Amazon Prime Video)
Na produção, Therese Belivet (Rooney Mara), uma jovem que trabalha na seção de brinquedos de uma loja de departamentos, conhece a elegante Carol Aird (Cate Blanchett), uma cliente que busca um presente de Natal para a sua filha. Ao passar por um processo de divórcio, Carol não está feliz com a sua vida, e as duas acabam se aproximando, até que ela convida Therese a fazer uma viagem pelos Estados Unidos.
LEIA MAIS