Uma campanha lançada pela Volkswagen nesta terça-feira (4) mostra um dueto entre a cantora Elis Regina, que morreu aos 41 anos, e sua filha Maria Rita. O vídeo comemora os 70 anos da montadora no Brasil, e usou inteligência artificial para “reviver” uma das artistas mais famosas da música nacional.
No início do comercial, Maria Rita aparece dirigindo uma ID.Buzz, versão moderna da Kombi, enquanto canta o clássico “Como nossos pais”, de Belchior, que ficou conhecido na versão de Elis. Em seguida, aparecem imagens de carros da empresa que foram muito populares ao longo da história, como o Fusca e a Brasília.
Por fim, surge uma Kombi antiga, com Elis Regina ao volante. Ela encosta ao lado do carro de Maria Rita e, juntas, elas performam o dueto.
LEIA TAMBÉM
Cláudia Raia fala sobre privação de sentimento masculino: “Não é coisa de Mariquinha”
Carlos Alberto de Nóbrega critica Lula e elogia Bolsonaro no Roda Viva
De acordo com a Volkswagen, para trazer a cantora na campanha foi usada a tecnologia chamada “deepfake”, que usa inteligência artificial para criar adulterações realistas com o rosto de pessoas.
Na realização do projeto, uma atriz dublê participou das gravações dirigindo a Kombi. O rosto da voz de “O bêbado e a equilibrista” foi inserido depois, por meio de uma tecnologia de reconhecimento facial.
Para isso, uma empresa de tecnologia de redes neurais artificiais misturou o rosto da dublê com a imagem recriada da cantora, como informou a montadora. Já a música usada no vídeo é cantada originalmente por Elis Regina.
LEIA MAIS