A atriz Jandira Martini morreu na noite desta segunda-feira (30), aos 78 anos. A artista enfrentava um câncer de pulmão, segundo o jornal “O Globo”, mas a causa da morte não foi revelada.
Ainda não há informações sobre velório e sepultamento. A notícia foi confirmada pelo ator Marcos Caruso, um dos melhores amigos de Jandira. No instagram, ele escreveu:
Jandira Martini, minha maior amiga e prova de que os opostos se atraem e se completam. Juntos escrevemos peças, roteiros de cinema, séries e novelas. Minha grande confidente, conselheira e responsável pelas minhas maiores gargalhadas. Minha mestra. Sabe quando você passa pela escola na qual você estudou e vê que o prédio foi demolido? Assim me sinto com a sua partida
Marcos Caruso
LEIA MAIS
Que horas começa a Eliminação no BBB 24? Terça-feira é de Paredão
Quando começa a segunda fase de Renascer?
Quem foi Jandira Martini?
Nascida em Santos, além de atriz, Jandira era autora, produtora e diretora teatral. Antes de começar na carreira artística, fez faculdade de Letras, mas se entregou à interpretação ao cursar a Escola de Arte Dramática da USP.
Na televisão, estreou em 1966 e se destacou em 1987, em “Sassaricando”, interpretando Teodora Abdala Varela. Ainda na Globo, Jandira participu de “Saramandaia”, “Dancin´Days” e “Roda de Fogo”. Na década de 1990, saiu da emissora e participou de “A História de Ana Raio e Zé Trovão”, na TV Manchete, também colaborando com o roteiro.
Depois, seguiu para o SBT, onde interpretou a Dona Genu na versão de 1994 de “Éramos Seis”, além de participar de “Sangue do Meu Sangue” e “Brava Gente”. O retorno à Globo aconteceu em 2001, quando ela fez a minissérie “Os Maias”.
A partir daí, Jandira fez uma série de novelas de Glória Perez: “O Clone”, “América”, “Caminho das Índias” e “Salve Jorge”, além de participar de “Desejo Proibido” e “Morde & Assopra”, entre outras atuações. Seu último trabalho foi no cinema, no papel de Gina no filme “Uma Pitada de Sorte”, de 2022.
LEIA TAMBÉM
Horóscopo: confira a previsão para os signos nesta terça (30)