Uma novidade surgiu no trânsito, a quarta luz no semáforo. A novidade é real e ganhou destaque nas redes sociais nas últimas semanas. A nova coloração pode ser implantada em breve e vai começar a ganhar cada vez mais espaço nas ruas.
A expectativa é que a luz melhore o fluxo do trânsito em todo o mundo. Porém, a mudança traz desafios sobre sua aceitação e eficácia no Brasil.
Os testes surgiram de cientistas e pesquisadores da North Carolina State University, nos Estados Unidos, que desenvolveram uma pesquisa para verificar a utilidade de semáforos de quatro cores, que seriam verde, amarelo, vermelho e branco.
A ideia é que as três primeiras cores se mantivessem com as mesmas funções. Portanto, o verde continuaria significando “siga”, o amarelo se manteria como “atenção” e, por fim, o vermelho continuaria com a função de alertar o motorista a parar.
Já a adição do sinal branco serviria para alertar os motoristas para apenas “seguir o carro à sua frente”. Pesquisadores acreditam que isso reduziria significativamente os atrasos no trânsito.
LEIA MAIS:
Netflix anuncia 6ª temporada de ‘Black Mirror’
Amanda revela no que usará o prêmio do BBB 23
Dessa maneira, esses veículos conseguiriam coordenar o fluxo de tráfego de forma mais eficiente e inteligente, fazendo com que o movimento em estradas com mais veículos se torne mais eficaz.
Se a luz branca estiver apagada, significa que o motorista deve PARAR. Se ela estiver acesa, o motorista deverá CONTINUAR.
Cientistas revelam que os benefícios da inclusão da quarta cor no semáforos incluem:
redução de congestionamentos;
economia de combustível;
segurança aprimorada.
VEJA TAMBÉM:
Priscilla Alcantara mostra tatuagem feita em homenagem a Vitor Kley