*Por Thiago de Souza
A cidade de Assis, notoriamente marcada pela presença de São Francisco, desde o dia 23 de maio de 2024, também celebra a presença do primeiro Santo Millennial: Carlo Acutis. Seus restos mortais repousam na igreja de Santa Maria Maggiore, no Santuário Della Spogliazione.
Carlo nasceu em Londres, em 3 de maio de 1991, mudando-se para Milão com a família. Católico fervoroso, Acutis tornou-se um estudioso do evangelho, apesar da pouca idade. Conhecido por seu altruísmo e generosidade, Carlo chamou a atenção da Igreja ao organizar, ainda nos primórdios da popularização da internet, um site sobre aparições marianas e milagres ao redor do mundo. Hoje, pode parecer simples organizar um site, mas, na época, foi um passo importante para a difusão de temas católicos no ambiente virtual.
Infelizmente, Carlo foi acometido por uma grave leucemia. Ainda menino, mostrou uma grande resignação, compreendendo que seu destino estava traçado e alicerçando-se em sua fé para enfrentar o inevitável resultado da gravíssima doença onco-hematológica. Carlo Acutis faleceu em 12 de outubro de 2006, na cidade de Monza, aos 15 anos de idade, sendo enterrado em Assis.
Diante de seu martírio, dedicação à Igreja e um milagre ocorrido em 2010, na cidade de Campo Grande, no Brasil, foi iniciado o processo de beatificação de Carlo, autorizado em 2013. O milagre relatado em Campo Grande pelo Padre Marcelo Tenório referia-se a uma criança com um problema no pâncreas que, após tocar uma relíquia de Carlo Acutis em uma missa, foi curada da enfermidade. Em 2018, foi autorizada a veneração, um passo importante no caminho da santificação de Carlo. Em 10 de outubro de 2020, Carlo foi beatificado a partir do milagre descrito.
A Condição de Seu Corpo
Os restos mortais de Carlo Acutis foram exumados no cemitério de Assis em 23 de janeiro de 2019. Desde então, há um grande debate sobre a condição de seu corpo, que se apresenta de maneira impressionantemente vívida no belo sepulcro transparente em que está exposto. Embora o corpo do padroeiro da internet tenha sido encontrado em bom estado de conservação, ele não estava incorrupto, como muitos afirmam. Um corpo incorrupto, para esclarecer, é uma condição em que o corpo não se decompõe após o sepultamento, algo relatado em corpos de alguns santos e milagreiros. O corpo de Carlo foi reconstituído com uma espécie de silicone impressionantemente realista. Além disso, Carlo veste roupas típicas dos adolescentes de sua época, o que o torna uma figura próxima do cotidiano dos jovens.
Minha Impressão ao Visitar Carlo Acutis
Sem entender todas as nuances da história de Carlo, tudo pode parecer estranho. Mas, ao me aprofundar no tema e compreender todos os significados daquele corpo, que parecia ter mais vida do que o meu próprio, cheguei à conclusão de que toda a história de Carlo Acutis possui mensagens muito interessantes.
Primeiro, certamente, é a mensagem de enfrentamento da morte com dignidade. Carlo mostrou uma maturidade muito além do esperado para um jovem de sua idade, com tanto ainda a usufruir deste plano. Certamente, sua fé contribuiu para essa postura. Compreender a morte como parte da vida, em um mundo que centraliza seus princípios em ter e consumir, é um aspecto que merece destaque.
Sobre seu aspecto físico, seria difícil imaginar que Carlo, sem o zeloso cuidado com sua imagem tomado pela Igreja, não se tornaria uma figura repulsiva para os jovens, que associam a decrepitude de cadáveres a zumbis e outros personagens de terror. Por mais reflexões que isso possa provocar, vejo positivamente a respeitosa apresentação de Carlo, que, diga-se de passagem, tem total apoio de seus pais.
No final das contas, se ele ajuda as pessoas a enfrentarem seus problemas através das graças alcançadas por sua intercessão, isso é maravilhoso. Salve São Carlo Acutis, o Padroeiro da Internet – e “Influencer” de Deus.
Thiago de Souza é compositor, roteirista e humorista, fundador do grupo “Os Marcheiros” e idealizador do projeto “O que te Assombra?“. Ele também é o criador do programa de políticas públicas para preservação de patrimônio material e imaterial chamado “saudade e suas vozes” já implementado nas Cidades de Campinas e Piracicaba.