A noite do Oscar 2022 contou com a entrega das estatuetas para filmes como Duna, Encanto, Ataque dos Cães, mas o evento não parou por aí, a maior premiação do ano contou com briga entre Will Smith e Chris Rock e deu o que falar pelos fãs e seguidores da Academia de Premiação.
Confira tudo que rolou na noite mais glamorosa na indústria cinematográfica.
Em dois anos seguidos de premiação, as mulheres brilharam na festa da Academia. No ano passado, Chloé Zhao venceu nas categorias de direção e filme. Nos 94 anos do prêmio, foi apenas a terceira vez que uma mulher venceu como diretora – a primeira foi Kathryn Bigelow, com Guerra ao Terror.
Lista dos vencedores:
Filme
‘No Ritmo do Coração’ (CODA)
Direção
Jane Campion, por ‘Ataque dos Cães’.
Jane Campion já havia feito história como a primeira mulher a ser indicada duas vezes para o Oscar de direção. A primeira foi por O Piano, nos anos 1990. Quase 30 anos depois, ela foi indicada de novo por Ataque dos Cães, e dessa vez levou. Sua revisão do gênero western e do machismo dos caubóis lhe valeu a cobiçada estatueta. Fez um belo discurso de agradecimento e Kevin Costner, que lhe entregou o prêmio, esteve inspirado, lembrando seu primeiro filme adulto, que ele viu quando tinha 7 anos. Era justamente um western, A Conquista do Oeste.
Atriz
Jessica Chastain, recebeu a estatueta de melhor atriz por ‘Os Olhos de Tammy Faye”, em seu discurso foi política, defendeu a diversidade e o respeito de “ser quem somos”.
Ator
Will Smith, por King Richard: Criando Campeãs”.
Após bater no apresentador Chris Rock, que havia feito uma brincadeira com o nome da esposa de Will, o vencedor do Oscar de melhor ator por King Richard: Criando Campeãs, subiu no palco pela segunda vez, em seu discurso agradeceu e ressaltou a importância de defender a sua família sempre. (leia mais aqui).
“Ao fazer esse filme, eu pude proteger uma das pessoas mais fortes e delicadas que já pude conhecer. Eu pude proteger as duas atrizes que fizeram os papéis de Venus e Serena Williams. Na minha vida, neste momento, estão pedindo para que eu ame e proteja as pessoas. Para ser um rio para o meu povo, para as minhas pessoas”, disse o ator.
LEIA TAMBÉM
Will Smith dá tapa em Chris Rock ao vivo no Oscar; entenda
Atriz coadjuvante
Ariana DeBose, por ‘Amor, Sublime Amor’
Ator coadjuvante
Troy Kotsur, por ‘No Ritmo do Coração’
Filme internacional
‘Drive My Car’, (Japão)
Roteiro adaptado
‘No Ritmo do Coração’, Siân Heder
Roteiro original
Indicado sete vezes ao longo de sua carreira, Kenneth Branagh finalmente levantou seu Oscar, o de roteiro original, por Belfast, inspirado por suas experiências de menino na guerra da Irlanda.
Momento de silêncio: A Academia, fez um momento de silencio após o letreiro do Dolby Theatre passar informações sobre a Guerra que ocorre na Ucrânia, Stand With Ukraine! (Tradução: Levante-se com a Ucrânia) O apoio deveria incluir fitas azuis em defesa dos refugiados, mas poucos foram os atores e atrizes que compareceram com o suporte.
Figurino
‘Cruella’, Jenny Beavan
Trilha sonora
Han Zimmer, por ‘Duna’
Animação
‘Encanto’
Curta de animação
‘The Windshield Wiper’
Curta de ficção
‘The Long Goodbye’
Documentário
‘Summer of Soul’
Documentário de curta-metragem
‘The Queen of Basketball’
Som
‘Duna’
Canção original
Billie Eilish e seu irmão Finneas ganharam o seu primeiro do Oscar de carreira, com a música No Time to Die’, de ‘007 – Sem Tempo para Morrer’, os irmãos se destacaram dentro da Academia.
Maquiagem e cabelo
‘Os Olhos de Tammy Faye’
Efeitos visuais
‘Duna’
Fotografia
‘Duna’
Edição
‘Duna’
Design de produção
‘Duna’
*Com supervisão de Luciana Félix.
Com conteúdo do Estadão.