13 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Viu essa?

Padres podem beber bebidas alcoólicas, além do vinho?

Viralizou na web, um padre tomando uma dose de cachaça e a atitude gerou dúvidas nos internautas; entenda

 

 

A relação entre os padres e o consumo de bebidas alcoólicas é um tema bastante polêmico dentro da Igreja Católica e em outras tradições religiosas. Muitos se perguntam se os padres podem beber bebidas alcoólicas além do vinho utilizado nas celebrações eucarísticas. A resposta a essa pergunta não é simples, pois envolve uma série de fatores e considerações

Em primeiro lugar, é importante destacar que o vinho é uma parte integral da liturgia católica, sendo usado na celebração da Eucaristia. De acordo com a tradição católica, o pão e o vinho se transformam no Corpo e no Sangue de Cristo durante a Missa. Portanto, o consumo de vinho por parte dos padres durante a celebração é considerado sagrado e não está sujeito às mesmas restrições que o consumo de álcool em outras situações. 

No entanto, quando se trata do consumo de bebidas alcoólicas fora das celebrações religiosas, a questão se torna mais complexa. A Igreja Católica não proíbe explicitamente o consumo de álcool por parte dos padres, mas estabelece diretrizes e expectativas claras sobre o uso responsável do álcool. Espera-se que os padres demonstrem moderação e bom senso em relação ao consumo de bebidas alcoólicas, evitando qualquer forma de embriaguez ou comportamento inadequado. 

Além disso, muitas ordens religiosas e dioceses têm suas próprias regras e regulamentos em relação ao consumo de álcool pelos padres. Alguns podem proibir o consumo de álcool completamente, enquanto outros podem permitir um consumo moderado e socialmente responsável.  

 

LEIA TAMBÉM 

- Publicidade -

Quem são os indicados ao Prêmio Multishow 2023? 

Sophia Abrahão revela que flagrou traição ao se passar por ex em mensagem

VIRALIZOU NA WEB 

O padre Gleiber Dantas, de Caicó, no Rio Grande do Norte, viralizou na web ao publicar um vídeo tomando uma dose de cachaça. Em frente à Casa de Cultura da cidade, o religioso experimentou um extrato destilado de cana de açúcar. 

- Publicidade -

Na gravação, Dantas ainda recomenda: “Tudo demais é veneno! Se for beber, não dirija, se for dirigir, não beba! Agora, ao beber de forma moderada, nunca deixe de fazer o brinde que eu sempre faço”. 

“Viva Deus e morra o cão, porque quem gosta de tristeza é o diabo, como diz Ariano Suassuna”, completa o padre antes de dar um gole na cachaça. 

Compartilhe:
Rafaela Viveiros
Formada em Jornalismo pela Universidade Paulista (Unip). Jornalista do Grupo EP, repórter do Tudo EP, está no portal desde 2021 e possui experiências com produção de matérias para os portais, edição de vídeos, imagens e criação de conteúdo para as redes sociais.
- Publicidade -
plugins premium WordPress